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Do momento de acender a luz do quarto para começar o dia, até o carro de aplicativo que vai levar ao trabalho. Do banco que concedeu um financiamento para colocar em dia as finanças, até a ida ao supermercado, onde é possível comprar produtos que, em sua produção, auxiliam não só os produtores, mas toda a comunidade à volta. Do sapato que se calça diariamente ao importante plano de saúde que garante a segurança. O dia a dia dos gaúchos passa pelo cooperativismo – muitas vezes, sem ser notado. Os exemplos acima traduzem o trabalho de cooperativas de infraestrutura, de transporte, de crédito, do agro, de serviço e da saúde. 

E é por isso – para valorizar e mostrar ao Estado que o cooperativismo está presente na vida de todos – que o Sistema Ocergs lançou o movimento Céu, Sol, Sul, Terra e Coop. Com base na canção de Leonardo, a ação tem, entre seus temas, “Onde se coopera cresce e o que mais floresce é o amor”. Segundo a gerente de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs, Simone Zanatta, a ideia é mostrar aos gaúchos a importância de valorizar e consumir a produção que vem das cooperativas. “O cooperativismo nos acompanha diariamente e os dados mostram que é, socioeconomicamente, um caminho para o crescimento não só de quem associa, mas de todo o Estado. É vital lembrar disso na hora de escolher pela compra de um produto”, explica. 

Dados do Expressão do Cooperativismo 2024 mostram que, em 2023, o faturamento das cooperativas registradas no Sistema Ocergs – de R$86,3 bilhões – representou 13,5% do PIB do Rio Grande do Sul. Essa participação já é significativa há tempos. Desde 2019, a participação do cooperativismo no PIB está acima de 10%. “Esse crescimento é resultado da profissionalização e da gestão do cooperativismo em seus diferentes quadros. É um processo de crescimento contínuo”, destaca o presidente Darci Hartmann. 

Selo identifica produtos das coops 
Dentro das ações do movimento, os gaúchos poderão identificar os produtos feitos por cooperativas do Estado por meio do selo “Compre das Coops Gaúchas”. Nas prateleiras dos supermercados, a marca vai estar presente nas gôndolas apontando os itens que vieram do ato cooperativo.

“A iniciativa foi feita com cooperativas para as cooperativas – justamente para reforçarmos esse momento de retomada e do papel do cooperativismo”, diz Mário de Conto, superintendente do Sistema Ocergs. O objetivo, segundo de Conto, é de valorizar os associados e colaboradores também pelo seu papel vital na reconstrução do Estado após as cheias. “Nos reerguemos rapidamente e nos colocamos à disposição do Rio Grande com inúmeras ações de auxílio nas comunidades, mas também com ações macro, que mobilizaram todo o Brasil”, diz. 

A gerente de Comunicação e Marketing, Simone Zanatta, reforça que é esse protagonismo das cooperativas que deve ser destacado neste momento. “Esta é a nossa forma de valorizar os produtos e os serviços das nossas cooperativas, com uma mensagem que traga esperança de dias melhores”, finaliza. 
 

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