© Coprel.

logo

13.02.2025

Voltar

Coprel participa de Workshop da ANEEL sobre modernização das tarifas de energia elétrica e apresenta experiência com o Sandbox tarifário

Compartilhe:

 

A Coprel marcou presença no Workshop sobre Modernização das Tarifas de Energia Elétrica do Brasil, realizado pela ANEEL, pelo Instituto ABRADEE e pelo P&D Governança Sandboxes Tarifários, em Brasília, no dia 13 de fevereiro. Os orientadores da Coprel Sara Wirti, Osvaldo Mendes e Douglas Scapini participaram do evento, que abordou os avanços dos projetos de Sandboxes Tarifários e outras discussões importantes para o futuro do setor.

Representando as cooperativas filiadas à Confederação Nacional das Cooperativas de Infraestrutura (Infracoop), o engenheiro eletricista Luis Osório Dornelles, apresentou o case de Sandbox Tarifário que está sendo desenvolvido de forma conjunta pelas cooperativas Coprel, Certel, Certaja e Cerbranorte, um projeto que visa pesquisar o comportamento dos associados/consumidores diante da nova opção de escolher como receber energia elétrica em suas casas. A iniciativa busca antecipar os efeitos e o comportamento da abertura do mercado para consumidores de baixa tensão, bem como os resultados econômico-financeiros nas operações das cooperativas.

"O objetivo do projeto é estudar o comportamento do consumidor frente à abertura do mercado e com estímulos tarifários. Estamos nos antecipando à abertura do mercado para entender como ele poderá se comportar em nossa área, estruturando nossos processos e treinando equipes para sermos mais propositivos do que reativos", explicou o orientador Douglas Scapini, coordenador do projeto.

Além disso, o projeto proporciona um aprendizado valioso para as cooperativas sobre o futuro do mercado de energia e contribui para os processos regulatórios da ANEEL. As quatro cooperativas envolvidas no projeto compartilham seus estudos com as 65 cooperativas do setor elétrico brasileiro e com as 101 empresas do setor, promovendo a cooperação e o desenvolvimento conjunto.

O presidente da Coprel destacou a importância da iniciativa: "O Sandbox tarifário é totalmente inovador e está superando nossas expectativas. Esta experiência e o estudo gerado ficarão disponíveis para todas as cooperativas, concessionárias e para a ANEEL. É o cooperativismo contribuindo para a organização e segurança de um dos processos que mais vai impactar o desenvolvimento econômico do país em um futuro próximo."

O engenheiro Osório também ressaltou que a abertura do mercado trará um novo nível de competição, exigindo que as cooperativas se preparem para entender e atender às necessidades dos consumidores: "Embora as permissões ou concessões sejam monopólios naturais, teremos algum nível de concorrência, pois os consumidores poderão escolher de onde comprar sua energia. Estamos nos preparando para avaliar o nível de comprometimento desses consumidores com as cooperativas e com suas marcas."

Além da apresentação do case das cooperativas, a programação do evento também contemplou a divulgação de resultados de pesquisas e estudos sobre o sistema elétrico brasileiro, inovações tarifárias em diversos segmentos e proporcionou a troca de experiências entre permissionárias e concessionárias de todo o país com a Agência Reguladora.  

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.