01.07.2024
VoltarOtimizar o consumo de energia é a principal prática de sustentabilidade das empresas brasileiras
Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) em parceria com o Sebrae destaca que a busca por otimizar o uso da energia elétrica é a principal ação de sustentabilidade difundida entre as empresas brasileiras, com uma adesão de mais de 80% do meio empresarial. Outras práticas adotadas são a separação de lixo para coleta seletiva, o controle do consumo de água e papel, o uso de fontes de energia alternativas, a destinação adequada de resíduos tóxicos, e a reciclagem e reutilização de materiais. Este estudo destaca o quanto a sustentabilidade dos negócios tem se tornado cada vez mais crucial.
Neste contexto, o trabalho da Coprel se destaca por ir ao encontro do que as empresas estão buscando em termos de sustentabilidade. No segmento de geração de energia, a cooperativa investe em Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs), promovendo a geração de energia limpa e renovável. Essas usinas são projetadas para aproveitar quedas d'água existentes e possuem baixo impacto ambiental, com reservatórios que ocupam pequenas áreas, mantendo a fauna, flora e de as áreas de preservação permanente ao seu redor.
Iniciativas de sustentabilidade ambiental também estão presentes em programas permanentes desenvolvidos pela cooperativa. Com o projeto Coprel Ecologia, o incentivo à cooperação de produtores rurais e prefeituras possibilitou o planto de mais de 595 mil mudas de árvores nativas, recuperando 536 hectares de áreas de preservação permanente em 30 municípios. Outro projeto importante é o Coprel na Escola, que conscientiza crianças sobre economia de energia e preservação ambiental.
Com a Coprel Comercializadora, os cooperantes têm a possibilidade de adquirir energia exclusivamente de fontes de baixo impacto ambiental, como solar, eólica, PCHs e CGHs. A partir desta ação, são neutralizadas milhares de toneladas de CO2 anualmente.
Essas ações evidenciam o compromisso da Coprel com a sustentabilidade, alinhando-se às necessidades globais de redução de impactos ambientais e promoção de um futuro mais verde. A cooperativa se coloca à disposição das empresas que buscam integrar práticas sustentáveis em suas operações e contribuir para um planeta mais saudável, e uma das principais ações neste sentido é a compra de energia no mercado livre, que proporciona economia e possibilita a aquisição de fontes renováveis..
A energia elétrica é um dos principais recursos necessários para o desenvolvimento das atividades produtivas. Por isso, além da busca por economizar energia, é fundamental buscar fontes mais eficientes e de menor impacto ambiental. A Coprel está comprometida a contribuir com este movimento, incentivando o consumo consciente e proporcionando opções mais sustentáveis de geração.
Mais informações sobre a Pesquisa Ibre/FGV e Sebrae, antecipada para o Estadão/Broadcast no link: https://www.estadao.com.br/economia/governanca/controle-consumo-energia-coleta-seletiva-empresas-pesquisa/
Deixe seu comentário