© Coprel.

logo

06.09.2024

Voltar

Oferta energética nacional cresce impulsionada pela geração renovável

Compartilhe:

Os dados divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) no início de agosto apontam um marco significativo na matriz energética brasileira no primeiro semestre deste ano. A capacidade instalada chegou a 6,5 Gigawatts (GW).  Somente em julho, houve a entrada em operação de 27 novas usinas em 15 estados, incluindo 10 centrais solares fotovoltaicas, que adicionaram 494,82 MW, e 17 usinas eólicas, que desenvolvem com 380,60 MW. Isso demonstra o potencial de geração de fontes renováveis e a maior oferta de energia limpa no sistema elétrico nacional. No total, em 2024, foram integradas 183 novas usinas, ampliando a capacidade elétrica do país.

O Rio Grande do Sul aparece dentre os estados que mais expandiram sua matriz energética, ocupando a nona colocação, com 101,24 MW adicionados. Um destaque importante nesta ampliação da infraestrutura energética no estado gaúcho é a PCH Tio Hugo, da Coprel, que recebeu a licença da ANEEL para operação comercial em janeiro deste ano. O empreendimento tem 10,1MW de potência instalada e atualmente a Coprel está construindo uma nova subestação, para atender à crescente demanda por energia na região, garantindo maior estabilidade e eficiência na distribuição de energia elétrica.

Com a expansão da matriz energética brasileira e a construção contante de novas infraestruturas como os empreendimentos da Coprel, o país segue avançando para enfrentar os desafios do futuro, garantindo um fornecimento de energia seguro, eficiente e sustentável para todos. A Coprel, atuando na distribuição, geração e comercialização de energia, promove o desenvolvimento, a inovação e o progresso no setor.

Matéria produzida com apoio de informações de: https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/matriz-eletrica-brasileira-alcanca-a-marca-de-6-5-gw-no-primeiro-semestre-de-2024

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.