05.07.2024
VoltarNa véspera do dia do cooperativismo, Coprel e prefeituras da região unem esforços em mais uma edição do projeto Coprel Ecologia
O projeto Coprel Ecologia completa 20 anos em 2024 com ampliação no número de municípios participantes. Em reunião realizada nesta sexta-feira (05) em Ibirubá, representantes dos municípios interessados no plantio participaram do encontro, acompanhando as informações fornecidas pela equipe técnica da Coprel a fim de formalizar pedidos de mudas de árvores nativas para recuperação de áreas de preservação permanente – APPs. Na véspera do Dia do Cooperativismo, a iniciativa é um grande exemplo de intercooperação entre a Coprel, prefeituras e produtores rurais. Ao longo de duas décadas de projeto, já foram plantadas 655 mil mudas de árvores, e recuperados 588 hectares de APPs.
O Coprel Ecologia é desenvolvido com o objetivo de promover a reposição florestal obrigatória necessária em decorrência das atividades de construção e manutenção de redes elétricas; e sua proposta de envolver produtores e municípios da área de atuação da cooperativa promove também a conscientização ambiental, beneficiando a comunidade como um todo.
Durante a reunião preparatória do projeto, foi apresentado o relatório do plantio de 2023, com avaliação de boas práticas, e definidos os critérios de participação do projeto para este ano. Os produtores interessados em participar do projeto, realizando o plantio de mudas em áreas de preservação permanente em suas propriedades podem entrar em contato a prefeitura de seu município para verificar a possibilidade de participação.
Critérios de participação:
- Plantio de, no mínimo, 500 mudas por propriedade (como alternativa, os plantios poderão reunir mais de uma propriedade, desde que sejam lindeiras e formem corredores ecológicos, atendendo ao mínimo de 500 mudas);
- As áreas plantadas serão acompanhadas o por um período de 4 anos, com vistorias envolvendo o(a) proprietário(a) da área, o(a) representante da secretaria municipal de Meio Ambiente e técnico(a) designado pela Coprel.
A entrega das mudas solicitadas pelas prefeituras será realizada durante o mês de agosto, em evento que também premiará os produtores e prefeituras que se destacaram na realização do Coprel Ecologia na última edição. Além da distribuição das mudas e de estacas de madeira para proteção do plantio, a Coprel acompanha o desenvolvimento das plantas, através de relatórios encaminhados Departamento de Biodiversidade. Nos últimos 5 anos de projeto, o índice de sobrevivência das mudas é de 94,79%.
Deixe seu comentário