© Coprel.

logo

23.08.2024

Voltar

Mercado Livre de Energia registra crescimento recorde em 2024

Compartilhe:

O Mercado Livre de Energia no Brasil está se expandindo rapidamente, com um recorde de 10.956 novos consumidores no primeiro semestre deste ano, segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Este volume é o maior nos 25 anos de registros históricos da entidade, que recebe e registra estes consumidores livres.


Segundo a CCEE, 89,3% das migrações para o ACL no primeiro semestre foram de consumidores classificados como “varejistas”, com carga inferior a 0,5 megawatt (MW). Os estados do Sul e Sudeste lideram as adesões, com São Paulo (2.925 migrações), Rio Grande do Sul (763) e Rio de Janeiro (761) à frente. Isso foi possível graças à possibilidade, aberta no início deste ano, de todos os consumidores do Grupo A (que recebem energia em alta tensão) escolherem a forma de compra da energia.


Diante deste cenário, o Mercado Livre de Energia alcançou a marca de 48.919 consumidores e um consumo de 27,1 mil megawatts médios de energia, representando 37,5% da demanda total de eletricidade do país no período.


Até o final deste ano, a CCEE projeta que o número de migrações ao mercado livre poderá atingir 25.226 consumidores, baseando-se naqueles que já completaram o processo de rescisão com distribuidoras e estão em fase de transição.


A Coprel está plenamente preparada para esta transformação do mercado. Com foco na abertura total do Mercado Livre de Energia, a cooperativa tem investido em novas tecnologias, processos e capacitação de seus profissionais para garantir que seus cooperantes e clientes possam se beneficiar ao máximo desta liberdade de escolha. A cooperativa está alinhada com as mudanças regulatórias e pronta para auxiliar na migração, compra e venda de energia, além de oferecer uma gestão eficaz neste novo cenário.


Com a comercializadora, a Coprel pode atender e assessorar no processo de adesão ao Mercado Livre de Energia tanto os seus cooperantes, que são atendidos com energia da cooperativa, como os clientes de outras distribuidoras. O foco da cooperativa é seguir colocando o consumidor no centro dos negócios, promovendo competitividade e proporcionando a compra de energia de forma mais acessível e sustentável para todos os seus cooperantes.

Matéria produzida com apoio de informações do da CCEE: https://www.ccee.org.br/-/estudo-ccee-mercado-livre-registra-marco-historico-de-quase-11-mil-novas-migracoes

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.