O Mercado Livre de Energia no Brasil está se expandindo rapidamente, com um recorde de 10.956 novos consumidores no primeiro semestre deste ano, segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Este volume é o maior nos 25 anos de registros históricos da entidade, que recebe e registra estes consumidores livres.
Segundo a CCEE, 89,3% das migrações para o ACL no primeiro semestre foram de consumidores classificados como “varejistas”, com carga inferior a 0,5 megawatt (MW). Os estados do Sul e Sudeste lideram as adesões, com São Paulo (2.925 migrações), Rio Grande do Sul (763) e Rio de Janeiro (761) à frente. Isso foi possível graças à possibilidade, aberta no início deste ano, de todos os consumidores do Grupo A (que recebem energia em alta tensão) escolherem a forma de compra da energia.
Diante deste cenário, o Mercado Livre de Energia alcançou a marca de 48.919 consumidores e um consumo de 27,1 mil megawatts médios de energia, representando 37,5% da demanda total de eletricidade do país no período.
Até o final deste ano, a CCEE projeta que o número de migrações ao mercado livre poderá atingir 25.226 consumidores, baseando-se naqueles que já completaram o processo de rescisão com distribuidoras e estão em fase de transição.
A Coprel está plenamente preparada para esta transformação do mercado. Com foco na abertura total do Mercado Livre de Energia, a cooperativa tem investido em novas tecnologias, processos e capacitação de seus profissionais para garantir que seus cooperantes e clientes possam se beneficiar ao máximo desta liberdade de escolha. A cooperativa está alinhada com as mudanças regulatórias e pronta para auxiliar na migração, compra e venda de energia, além de oferecer uma gestão eficaz neste novo cenário.
Com a comercializadora, a Coprel pode atender e assessorar no processo de adesão ao Mercado Livre de Energia tanto os seus cooperantes, que são atendidos com energia da cooperativa, como os clientes de outras distribuidoras. O foco da cooperativa é seguir colocando o consumidor no centro dos negócios, promovendo competitividade e proporcionando a compra de energia de forma mais acessível e sustentável para todos os seus cooperantes.
Matéria produzida com apoio de informações do da CCEE: https://www.ccee.org.br/-/estudo-ccee-mercado-livre-registra-marco-historico-de-quase-11-mil-novas-migracoes
Deixe seu comentário