O setor energético brasileiro vive um momento de transformação e inovação, marcado por avanços em 2024. A Coprel tem acompanhado de perto essas mudanças, reforçando seu compromisso com os cooperantes e consumidores.
O aumento expressivo da capacidade de geração de energia nos últimos anos posiciona 2025 como um marco de sobreoferta energética. Essa evolução, resultado direto de investimentos em geração limpa e renovável, abre caminho para a implementação de tecnologias como redes inteligentes, fontes renováveis e sistemas de armazenamento de energia. Essas inovações são fundamentais em um cenário que busca eficiência e sustentabilidade.
Um grande exemplo do uso da tecnologia é o projeto-piloto de Sandbox Tarifário, autorizado pela Aneel. Este projeto abrange a Coprel e mais três cooperativas permissionárias de distribuição, permitindo a análise do comportamento dos consumidores frente a possibilidade de optar pela contratação de energia no ambiente livre. Essa experiência vai oferecer maior flexibilidade, economia e autonomia aos consumidores, e permitirá as cooperativas estudar as melhores maneiras de atender efetivamente a demanda quando a abertura do mercado de energia se consolidar para os consumidores de baixa tensão.
Outra boa notícia para 2025 é a melhora das condições de geração de energia hídrica, a fonte mais representativa do país. As condições dos reservatórios das usinas hidrelétricas reduziram a dependência de termelétricas, e o ano inicia com bandeira verde, com nenhuma cobrança adicional pela energia na fatura aos consumidores do mercado regulado – já que aos consumidores do mercado livre não há cobrança de bandeira tarifária.
A Coprel, sempre comprometida em oferecer o melhor aos seus cooperantes, segue investindo na modernização e no fortalecimento de suas operações. Com o olhar no futuro, a cooperativa reafirma seu papel como parceira confiável no setor, promovendo benefícios e um futuro energético mais sustentável.
Matéria produzida com base nas informações do Jornal Valor Econômico: https://valor.globo.com/patrocinado/dino/noticia/2025/01/06/ano-comeca-com-boa-noticia-para-os-consumidores-de-energia.ghtml
Deixe seu comentário