© Coprel.

logo

03.07.2024

Voltar

Demanda de energia deve crescer em julho com reservatórios em níveis satisfatórios, aponta ONS

Compartilhe:

A Coprel informa que, segundo o mais recente boletim do Programa Mensal de Operação (PMO), divulgado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a demanda por energia deve continuar crescendo em julho de 2024. Este cenário acompanha a tendência de alta observada nos últimos meses e abrange todos os subsistemas elétricos do país. 

Principais destaques do boletim:

Aumento da demanda: Estima-se um aumento de 4,5% na demanda de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN) em julho de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. 

Crescimento regional: O subsistema Norte deve registrar a maior alta na demanda de energia, com 6,9%, seguido pelo Nordeste (5,2%), Sul (4,1%) e Sudeste/Centro-Oeste (4,0%).

Reservatórios em níveis satisfatórios: Apesar da tendência de redução típica do período de estiagem na maior parte do país, os reservatórios do país encontram-se em níveis considerados satisfatórios, com projeção de término de julho acima de 60% em todos os subsistemas.

Afluências abaixo da média: As estimativas para a Energia Natural Afluente (ENA) no final de julho estão abaixo da Média de Longo Termo (MLT) em todo o Brasil. A região Sul apresenta o índice mais alto, com 80% da MLT. No entanto, as regiões Norte e Sudeste/Centro Oeste, onde predominam as fontes geradoras hidroelétricas, estão com índices de MLT em 53%, e a região Nordeste, é esperada 41% da Média de Longo Termo. Com esses dados, é preciso atenção aos próximos boletins, visto que a tendência é de redução dos níveis dos reservatórios na maior parte do país, especialmente nas regiões que concentram o maior potencial de geração. 


Este conjunto de fatores fez com que a ANEEL determinasse a bandeira tarifária amarela para o mês de julho, após 2 anos de bandeira verde. Com isso, a conta de luz terá acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumidos no mês de julho. Esta sinalização reflete a perspectiva de aumento do consumo e redução da redução hídrica, havendo a necessidade de maior acionamento de usinas termelétricas, que possuem maiores custos de operação. 
A Coprel acompanha atentamente o cenário energético nacional e trabalhando para garantir a segurança e o fornecimento de energia aos seus cooperados. Compreender todos os aspectos relacionados aos custos de geração é fundamental para analisar a oferta e demanda de energia, prevendo oscilações nos preços e garantindo melhores condições de compra e venda de energia no mercado livre.


O acesso ao boletim está disponível no site do ONS, pelo link: https://www.ons.org.br/AcervoDigitalDocumentosEPublicacoes/RELATORIO-PMO-29_06%20a%2005_07.pdf

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.