© Coprel.

logo

06.06.2023

Voltar

Coprel Ecologia chega à 19ª edição: iniciam as inscrições de produtores interessados em recuperar APPs

Compartilhe:

Produtores interessados em receber mudas de árvores nativas para a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) em suas propriedades já podem contatar as prefeituras participantes do Projeto Coprel Ecologia. Em reunião virtual preparatória realizada nesta terça-feira (06), representantes de 17 prefeituras receberam as orientações da cooperativa para mais uma edição do Coprel Ecologia. Na oportunidade, também foi apresentada a análise do plantio realizado no ano passado. 

O projeto Coprel Ecologia é desenvolvido desde 2004, chegando em sua 19ª edição. Por meio desta iniciativa, a cooperativa vai além da recuperação florestal obrigatória necessária em decorrência das atividades de construção e manutenção de redes elétricas, envolvendo produtores e prefeituras em um projeto ambiental que já proporcionou o plantio de 625 mil mudas de árvores nativas, e a recuperação de 562 hectares de APPs. 

O Coordenador do Meio Ambiente de Tupanciretã, Jhefferson Andreatta, destaca o crescente interesse dos agricultores locais para entrar no projeto: "A nossa expectativa quanto a esse projeto, em 2023, 2024, é aumentar expressivamente o número de mudas para serem implantadas aqui em Tupã. No ano passado, em parceria com o agricultor, nós colocamos numa única região 500 mudas. Esse ano, pela campanha feita pela Coordenadoria, pela conversa com os agricultores aqui da região, nós já temos cinco interessados, podendo ser aumentado para oito. Então, temos a expectativa desse ano sair, do ano passado, de 500 para 3 mil mudas. Estou muito feliz, estou muito contente com o interesse dos agricultores, da comunidade. Vamos trabalhar para que a gente chegue lá no ano que vem com uma porcentagem de mudas que pegaram próximo ao 100%".

Já o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Pontão, Everton Oliveira, salienta a importância do projeto para o município: "Com muita satisfação a gente participou dessa reunião, dessa prévia que nós tivemos agora em 2023. A gente já vem participando do Coprel Ecologia faz anos e a gente está muito contente, os produtores também, onde a gente vem fazendo o plantio, ajudando, dando toda a assistência que o município precisa para que seja obtido com grande sucesso. A Coprel, com esse grande trabalho que está fazendo com o Coprel Ecologia, 19ª edição, vem aí para nos ajudar a preservar e fazer os plantios nas áreas de APP. Então nosso município de Pontão está muito grato".

COMO FAZER PARTE?

Para participar do Coprel Ecologia, os interessados devem contatar as prefeituras participantes do projeto e efetuar sua inscrição. O plantio mínimo é de 500 mudas por propriedade (também podendo ser dividido em duas ou mais propriedades, em casos que as áreas sejam lindeiras e constituam um mesmo corredor ecológico), e deve ser realizado em APP.  A Coprel fornece as mudas certificadas de exemplares nativos e estacas para que o produtor realize o plantio de acordo com as normas técnicas que visam um melhor índice de sobrevivência das plantas. As prefeituras participam do Coprel Ecologia realizando o contato e orientação aos participantes em cada município, a logística de entrega das mudas para os produtores, e também auxiliam a Coprel no acompanhamento e fiscalização do plantio. 

Nesta edição, conforme manifestação de interesse prévio, 22 prefeituras participam do projeto: Alto Alegre, Campos Borges, Ciríaco, Cruz Alta, David Canabarro, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Lagoa dos Três Cantos, Mormaço, Não-Me-Toque, Pejuçara, Pontão, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Santo Antônio do Planalto, Selbach, Sertão, Tapejara, Tapera, Tupanciretã, Victor Graeff e Vila Maria.

No encontro com os representantes do município, ficou definido que as prefeituras terão até o final do mês de junho para realizar o pedido da quantidade de mudas necessária. No mês de agosto, a Coprel realizará o evento de entrega das mudas e premiação das prefeituras e produtores que tiveram melhor desempenho no plantio realizado em 2022. 
 

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.