© Coprel.

logo
Compartilhe:

Com 56 anos de história, a Coprel enfrentou o desafio da abertura de mercado de energia elétrica (na qual, de forma gradativa, os consumidores podem escolher o fornecedor de energia)) e com isso, a necessidade de modernização de sua marca. A comunicação era fragmentada e a entrada em novos mercados exigia uma identidade coesa e forte. E foi aí que a Coprel definiu por realizar um rebranding estratégico de marca, para impulsionar a cooperativa como referência em energia, Telecom e soluções inovadoras, conectando pessoas e empresas ao futuro. Este processo de foi inscrito no prêmio TOP de Marketing da ADVB/RS (Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil) e o case foi indicado entre os finalistas do concurso. Os vencedores serão conhecidos nesta quinta-feira (24) em evento no Teatro Bourbon Country, em Porto Alegre.


Este prêmio é organizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, seção Rio Grande do Sul (ADVB/RS). Ele reconhece empresas e profissionais que se destacam por suas estratégias e campanhas de marketing inovadoras e eficazes. O prêmio tem como objetivo valorizar as melhores práticas de marketing, destacando cases de sucesso que contribuíram significativamente para o desenvolvimento das empresas e do mercado. A iniciativa está em sua 41ª edição, celebrando a excelência em marketing no estado do Rio Grande do Sul. 


“Ser finalista no prêmio TOP de Marketing da ADVB/RS 2024, na categoria Branding representa um reconhecimento ao trabalho que envolveu muitas pessoas e fornecedores e que não apenas revitalizou a identidade da marca, mas também reforçou o compromisso da cooperativa com a inovação e a sustentabilidade”, reforça a orientadora de Comunicação e Marketing, Raquel Lazzarotto. 


O rebranding foi uma iniciativa colaborativa, com co-criação e várias pessoas envolvidas. Foi feito grupo de trabalho, pesquisa com colegas, cooperantes e clientes e muitas imersões. Os trabalhos foram conduzidos pela Cordão, com sua diretora/consultora de branding, Daniele Lazzarotto, juntamente com a agência de Publicidade e Marketing Forza, de Passo Fundo/RS. O objetivo foi de alinhar a identidade da cooperativa com suas metas de inovação, com o compromisso de estar sempre presente na vida das pessoas e empresas e com o desenvolvimento sustentável. E este processo envolveu várias etapas estratégicas:


Colaboração e Pesquisa: A participação ativa da diretoria, gerentes e colaboradores da cooperativa e do público foi fundamental. Foram realizadas entrevistas em profundidade e uma pesquisa quantitativa que reuniu 935 respostas, ajudando a entender as percepções e expectativas dos cooperantes, clientes e empresas atendidas.


Análise Competitiva: Uma análise detalhada dos relatórios de segmento e da comunicação dos concorrentes assegurou que a Coprel se mantivesse competitiva e relevante no mercado.
Workshops Estratégicos: Workshops com a diretoria foram essenciais para alinhar os objetivos do rebranding com a estratégia corporativa da cooperativa.


Definição de Identidade de Marca: O rebranding envolveu a definição clara da identidade verbal e visual da marca. A identidade verbal incluiu a articulação do arquétipo, personalidade e tom de voz da marca, enquanto a identidade visual focou na harmonização dos elementos gráficos, como logotipo, paleta de cores e tipografia.


Conceitos e Elementos da Marca: O novo posicionamento da marca Coprel destacou-se pela arquitetura de submarcas, que expandiu o significado da marca-mãe, permitindo que cada submarca se comunique de forma específica com seu público. 


A nova marca da Coprel transmite sua personalidade confiável, experiente e determinada, com um tom claro, cordial e engajador. O slogan “Cooperação que liga você ao futuro” remete a três características fundamentais: a essência cooperativa; a união de pessoas, possibilidades e oportunidades; e a preocupação com o amanhã, ao possibilitar inovação, evolução tecnológica e sustentabilidade. Tudo isso engloba a marca Coprel e todo o conjunto de serviços da cooperativa, com suas três “submarcas”: Coprel Energia, que engloba os serviços de distribuição, geração e comercialização de energia; Coprel Soluções, que representa a prestação de serviços voltados às empresas e usinas, e a Coprel Telecom, com os serviços de telecomunicações. 


“Estamos vivendo um momento muito especial e desafiador em nossa cooperativa. A Coprel soma mais de cinco décadas de inovação, desenvolvimento e compromisso com a responsabilidade social e ambiental de uma cooperativa que impacta a vida de milhares de famílias e empresas. Toda a evolução dos serviços, o desenvolvimento de novos segmentos de atuação e a necessidade de seguir comunicando com clareza e eficiência demandou esta modernização da marca”, destaca o presidente da cooperativa, Jânio Vital Stefanello.


Para implementar as mudanças a partir do rebranding, foram investidos aproximadamente R$ 1 milhão de reais e a nova marca foi lançada em dois eventos, em novembro de 2022: primeiro para os colaboradores e após para conselheiros, imprensa e fornecedores. A implementação consistente garantiu que a nova identidade fosse refletida em todos os pontos de contato com o público, desde materiais de marketing até interações do serviço ao cliente.


A jornada de rebranding da Coprel é um testemunho do compromisso da cooperativa com a inovação e a sustentabilidade em mercados altamente competitivos. Com uma estratégia focada na integração de serviços, investimentos em infraestrutura e uma comunicação unificada, a Coprel se posiciona agora como referência em energia e telecomunicações. 


Muitas empresas se envolveram para dar vida ao rebranding: além da Cordão e da Forza, a filmagem ficou por conta da produtora Finish e seu diretor Christian Ludtke. O material de áudio foi feito por Wavesound, uma empresa de Luis Sebastain Barbagallo e as fotos foram feitas com o fotógrafo Jonathan Diego dos Santos.

“O rebranding não só reforça a identidade da marca, mas também projeta um caminho promissor, onde a Coprel permanece presente, conectando pessoas e empresas ao futuro. A indicação ao TOP de Marketing ADVB/RS 2024 já é um reconhecimento do sucesso desta transformação e do impacto positivo que a Coprel quer manter e aumentar com todos os seus stakeholders, na sua região, estado do RS e também fora dele”, finaliza Raquel Lazzarotto. 
 

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.