O ritmo acelerado de transformação do mercado e o surgimento de novos negócios, destaca a importância de as organizações buscarem soluções inovadoras para se tornarem competitivas. Nesse contexto, o cooperativismo se sobressai como um modelo de negócio que promove a união de forças, potencializando recursos para beneficiar os associados. Um exemplo disso é a intercooperação na parceria entre Coprel e Cotrijal, duas cooperativas que tem em comum o investimento permanente no crescimento da cadeia produtiva do agronegócio nas regiões em que atuam. Juntas, somam mais de 115 mil associados.
A Coprel fornece a energia e a conexão que impulsionam a maior cooperativa agropecuária do Rio Grande do Sul. Fundada há 66 anos em Não-Me-Toque, a Cotrijal está presente em 53 municípios do estado, com 78 unidades de coleta de grãos, 32 lojas e 15 supermercados. Além disso, promove uma das maiores feiras internacionais do agronegócio, a Expodireto, a qual também conta com os serviços da Coprel no fornecimento de energia eficiente e internet de alta velocidade.
Essa intercooperação já era consolidada pela infraestrutura robusta que dá segurança e qualidade para as unidades de armazenagem de grãos, e recentemente expandiu para uma nova unidade de negócio: o Mercado Livre de Energia (MLE). Para o Presidente da Cotrijal, Nei César Manica, a migração para o Ambiente de Contratação Livre (ACL) já trouxe benefícios econômicos. A migração foi feita no início de 2023.
“Quando a Coprel entrou no segmento do Mercado Livre nós já começamos a migrar muitas unidades fazendo essa intercooperação. Estamos felizes porque isso tem trazido resultados muito positivos para a Cotrijal. Só neste ano já economizamos mais de R$ 850 mil, e com certeza vamos seguir migrando para que possamos fortalecer ainda mais e pela eficiência e pelo resultado que a Coprel nos traz, beneficiando todos os nossos produtores”.
O resultado da migração com a gestão da Coprel não só gerou vantagens na economia, mas também para o meio ambiente. Com a entrada no Mercado Livre de Energia, em 2023, a Cotrijal já reduziu cerca de 420 toneladas de dióxido de carbono (CO2). A cooperativa possui 19 unidades utilizando energia de fontes renováveis com a gestão da Coprel.
Neste contexto, em que grandes cooperativas estão buscando alternativas para aliar o benefício econômico com a preservação ambiental, Manica reforça que escolher migrar para o Mercado Livre com outra cooperativa reforça todo o sistema.
“O cooperativismo na essência vai em busca de melhores oportunidades, melhores negócios e melhores custos para o associado. A Coprel foi buscar no Mercado Livre uma alternativa para que nós produtores, tanto na propriedade como na comunidade, tivéssemos uma energia mais barata. Essas ações fortalecem o cooperativismo. Os produtores da Cotrijal são praticamente os mesmos da Coprel, então somos uma família só”.
Com a comercialização de energia, a Coprel compartilha sua expertise em compra, venda e gestão de energia proporcionando previsibilidade, gerando eficiência, reduzindo custos e fortalecendo o compromisso ambiental das organizações.
Deixe seu comentário