A Cotribá é a cooperativa agropecuária mais antiga do Brasil. Fundada em 1911, começou as atividades atuando na compra e venda de mercadorias excedentes e também no beneficiamento e comércio dos produtos agrícolas. Desde então, conta com mais de nove mil associados e está presente em 29 municípios do RS. O crescimento dos negócios e os bons resultados alcançados pelos produtores associados, resultaram também de uma importante parceria.
A cooperativa já contava com a energia, internet e soluções da Coprel para a expansão das atividades, firmando um trabalho de intercooperação que é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento de Ibirubá e região. Ao longo dos anos, o aumento da produção fez com que as cooperativas se adaptassem às necessidades mútuas para seguir suprindo as demandas. Uma delas, foi a migração para o Mercado Livre de Energia (MLE). Atualmente, 5 unidades da Cotribá já migraram para o MLE e outras 12 unidades estão em processo de migração. A mudança já equivale a aproximadamente 30% de economia com energia.
“Nós reforçamos um trabalho junto da Coprel a partir de 2023, onde aumentamos nossa intercooperação e entramos muito forte na questão da energia no Mercado Livre, que hoje é um grande negócio da cooperativa com a Coprel. Temos tido um resultado muito bom”, afirma o Presidente da Cotribá, Celso Krug.
Em dezembro de 2023, a Coprel concedeu à Cotribá o reconhecimento da migração pelo primeiro ano no Mercado Livre de Energia. Para o presidente Celso Krug, o resultado positivo da economia de energia proporciona benefícios para as duas cooperativas.
“Isso é importante porque traz mais resultados para a cooperativa, beneficia a nossa coirmã que está junto conosco, e com isso estendemos também o trabalho da internet, que é outro negócio em parceira com a Coprel. E, principalmente, pelo excelente atendimento que a Coprel tem a nível da cooperativa, não só no Mercado Livre de Energia, mas na orientação, treinamento e na internet. Eu acho que precisamos caminhar juntos, porque assim vamos trazer o resultado que a comunidade espera de nós”.
Confira a matéria sobre a intercooperação com a Cotribá clicando no link: https://www.youtube.com/watch?v=B-yBkWcA9DI
Deixe seu comentário