21.10.2024
VoltarBrasil lidera redução de preços no Mercado Livre de Energia, superando países da América Latina e Europa
O Mercado Livre de Energia no Brasil se destaca pela flexibilidade e pelos preços mais baixos em comparação ao Mercado Regulado de energia. De acordo com uma pesquisa inédita da Abraceel e da Associação Ibero-Americana de Comercialização de Energia (AICE), o Brasil alcança a maior redução de preços no Mercado Livre de Energia, com uma diferença de 49% em relação ao regulado.
Além do Brasil, países como Colômbia, Chile e Uruguai estão discutindo a implementação de políticas públicas que podem ampliar o acesso ao Mercado Livre de Energia. Essas mudanças possibilitam que mais consumidores escolham seu fornecedor de eletricidade, negociando preços, prazos de fornecimento e até a mesma fonte de energia. Isso oferece maior autonomia aos usuários e permite que ajustem o consumo de acordo com suas necessidades específicas, proporcionando mais eficiência e controle sobre os custos.
No Brasil, o mercado regulado enfrenta desafios como a indexação dos contratos à inflação, que desalinham os preços ao longo do tempo. A aplicação das bandeiras tarifárias, que adicionam uma cobrança quando as condições de geração de energia hidrelétrica estão abaixo do esperado devido à falta de chuvas também impacta na conta de energia dos consumidores do mercado regulado. Já no Mercado Livre de Energia, com negociações a longo prazo, as empresas podem ajustar suas estratégias de consumo, garantindo mais segurança e previsibilidade.
O grande desafio de ingressar no Mercado Livre de Energia é compreender todas as variáveis que impactam nos contratos de compra de energia, prazos e condições de fornecimento – o que pode se tornar complexo para empresas e pessoas sem o conhecimento profundo desse mercado. Por isso, a Coprel Comercialização se destaca como uma parceria estratégica, auxiliando as empresas na migração e oferecendo uma gestão energética mais eficiente e vantajosa. Com um serviço especializado, a Coprel Comercialização acompanha as empresas durante todo o processo de migração, garantindo uma transição tranquila e uma gestão personalizada conforme a necessidade de cada cliente.
No Brasil, devido às características do mercado de energia, a transição para a comercialização livre tem proporcionado ainda mais vantagens aos consumidores, com uma redução significativa dos custos com a conta de energia. A Coprel está à disposição para oferecer soluções customizadas às necessidades de cada cooperante, proporcionando controle total sobre o consumo de energia, sem surpresas ou flutuações inesperadas, com segurança e economia.
A Coprel Comercialização possui estrutura para atendimento de clientes de todo o país. Não é preciso estar na área de atuação da Coprel Cooperativa de Energia para usufruir das soluções da cooperativa. Entre em contato pelos canais de comunicação para saber mais.
Matéria produzida com apoio de informações da ABRACEEL: https://abraceel.com.br/destaques/2024/10/alem-do-brasil-discussoes-para-ampliar-mercado-livre-de-energia-se-estendem-para-mais-paises-no-continente/
Deixe seu comentário