© Coprel.

logo
Compartilhe:

O Brasil se destaca como líder na transição energética global, ostentando uma matriz energética 88% limpa, composta majoritariamente por fontes renováveis. Essa conquista é fruto de um esforço conjunto entre o governo, empresas e cooperativas como a Coprel, e a sociedade civil, que demonstra o compromisso do país com a sustentabilidade.
Em 2023, o Brasil atingiu a menor taxa de emissão de gás carbônico por megawatt/hora de energia elétrica gerada em 11 anos. Esse resultado é atribuído à entrada de fontes renováveis, como hidrelétricas, usinas eólicas e solares, no Sistema Interligado Nacional (SIN).
A Coprel, com operação de 16 usinas próprias entre CGHs e PCHs, contribui para essa conquista através da geração de energia limpa e renovável, no último ano, a cooperativa gerou 378.766,3 MWh, correspondendo a 43,23 MW médios, impulsionando a matriz energética brasileira. A cooperativa investe continuamente na expansão da capacidade de geração e na modernização de suas operações, com o objetivo de fornecer energia de qualidade para seus cooperantes e contribuir para o desenvolvimento sustentável.
O Brasil também alcançou a marca de 10,3 gigawatt (GW) na matriz elétrica em 2023, superando o recorde anterior de 9,5 GW. Esse crescimento é resultado do investimento em fontes renováveis, como a energia eólica e solar, que se tornaram cada vez mais competitivas.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou o papel fundamental do Brasil na liderança da transição energética global. "O Brasil é um exemplo para o mundo em termos de produção de energia limpa", afirmou o ministro. "O país tem um enorme potencial para gerar energia renovável e pode se tornar um líder global na produção e exportação de energia limpa."
A liderança do Brasil na transição energética é um motivo de orgulho para todos os brasileiros. Essa conquista demonstra o compromisso do país com a sustentabilidade e com a construção de um futuro mais limpo e próspero para as próximas gerações.


Fonte: https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202402/com-88-da-matriz-eletrica-limpa-brasil-ja-e-lider-da-transicao-energetica-no-mundo

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.