04.11.2024
VoltarAdesão ao Mercado Livre de Energia acelera nos últimos 12 meses e atrai novos consumidores
O Mercado Livre de Energia no Brasil tem demonstrado uma expansão notável, e outubro marca um novo número recorde de adesão entre consumidores de perfis diferentes e setores. A cada mês, o Ambiente de Contratação Livre de Energia (ACL) atrai mais empresas e empreendedores, que se beneficiam da liberdade de escolha de fornecedores, resultando em melhores condições de negociação e custos mais baixos.
Esse crescimento reflete a busca dos consumidores por alternativas em meio às disparidades nas tarifas do mercado regulado, em um cenário de reajustes constantes e aplicação de bandeiras tarifárias. No mês de outubro, o consumo de energia entre os consumidores livres atingiu uma média de 29.581 MW, contra 25.485 MW no mesmo período do ano anterior, segundo a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abracel). Esse aumento de 14% demonstra um crescimento substancial dentre as empresas que migraram para o Mercado Livre de Energia, pois regulamentações recentes facilitaram a entrada de consumidores de menor porte e, ainda assim, o consumo médio cresceu.
Nesse contexto, a Coprel Comercialização tem desempenhado um papel essencial para apoiar seus clientes e cooperantes na transição para o Mercado Livre de Energia. Com uma equipe de especialistas e uma estratégia voltada para a personalização dos serviços, a cooperativa auxilia no processo migratório, gestão de contratos, e também após a migração oferecendo gestão segura e eficiente, uma oportunidade para que empresas de todos os portes possam obter preços mais competitivos e previsibilidade nos gastos com energia. A expectativa é de que mais 36 mil consumidores migrem para o Mercado Livre de Energia até 2025, contribuindo para a democratização do acesso à energia sustentável e econômica.
A adesão ao Ambiente de Contratação Livre de Energia (ACL) também se destaca no setor industrial, que representa 92% do consumo no Mercado Livre de Energia. A Coprel Comercialização, atenta às tendências do mercado, vem ampliando seus serviços para atender às demandas crescentes de energia renovável e sustentável, oferecendo aos seus clientes uma parceria segura.
Diante dessa expansão, surgem desafios, como a adaptação da infraestrutura de distribuição e a necessidade de regulamentação para garantir a segurança aos consumidores. Neste sentido, os órgãos representativos do setor, como a Abraceel, incentivam o desenvolvimento de políticas que promovam a transparência e a segurança nas negociações para que o Mercado Livre de Energia continue acessível e vantajoso a todos.
Matéria produzida com apoio de informações do boletim mensal da ABRACEEL:Boletim-Mensal-Abraceel-Outubro.pdf
Deixe seu comentário