O mercado livre de energia está cada vez mais próximo de se tornar realidade para todos os consumidores brasileiros. O processo de abertura total do setor, aguardado há muitos anos, irá transformar a relação do país com a energia elétrica, promovendo maior inclusão, competitividade e sustentabilidade.
A Coprel acompanha de perto esta evolução no Ambiente de Contratação Livre (ACL). A cooperativa tem investido em tecnologia, inovação e capacitação para atender tanto grandes empresas quanto pequenos negócios que optam pelo Mercado Livre de Energia.
Em 2024, mais de 23 mil novos consumidores aderiram ao ACL em todo o país, número três vezes maior que o registrado no ano anterior. A Coprel Comercializadora tem contribuído diretamente nesse processo, ajudando empresas a migrarem com segurança para o novo modelo. Atualmente, o Brasil conta com mais de 61 mil unidades consumidoras no ambiente de contratação livre, representando 40% da energia consumida no país.
Esse crescimento expressivo foi impulsionado pela abertura do mercado para todos os consumidores de média e alta tensão (Grupo A). Com a mudança, empresas do setor de comércio e prestação de serviços, como supermercados, padarias, farmácias e outros negócios passaram a ter acesso a soluções personalizadas e uma gestão eficiente de energia.
O novo marco regulatório, previsto para 2027/2028, é essencial para o ACL, pois os consumidores residenciais poderão migrar para o Mercado Livre. A Coprel já se prepara para oferecer consultoria e serviços também para os consumidores residenciais, conforme a agência reguladora autorizar que este grupo também ingresse no mercado livre. Atualmente, os clientes da Coprel Comercialização chegam a economia de até 30% de custos da energia elétrica.
Com essa abertura, o Brasil deverá melhorar sua posição no ranking global de liberalização do mercado elétrico, garantindo desenvolvimento e sustentabilidade. Neste ano de 2025, a expectativa é de a adesão ao mercado livre de energia continue crescendo, e a Coprel continuará sendo uma parceria estratégica nessa transformação.
Matéria escrita com base nas informações da Abraceel: https://abraceel.com.br/
Deixe seu comentário