05.09.2024
VoltarIntercooperação entre Coprel e Sicredi Integração dos Estados RS/SC/MG gera economia e sustentabilidade
Desenvolver projetos em conjunto é o maior exemplo que as cooperativas podem demonstrar à comunidade, valorizando serviços, produtos e iniciativas entre si. A Coprel e o Sicredi Integração dos Estados RS/SC/MG vivem a intercooperação na prática há muitos anos. A Coprel tem na instituição financeira apoio para seus projetos em energia e internet, com aporte de crédito e gerenciamento de investimentos. E a partir desta quinta-feira (05/09) um novo contrato firmado entre as cooperativas vai proporcionar que o Sicredi, com sede em Passo Fundo, adquira energia de fontes renováveis para suas 28 agências situadas nos três estados de atuação: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais. Esta possibilidade ocorre a partir de uma solução gerenciada pela Coprel Comercializadora. A novidade também deverá gerar economia nos custos com energia elétrica.
A iniciativa teve origem a partir de diálogos no Instituto Aliança em Passo Fundo, Hub de Inovação em que ambas as cooperativas participam. A negociação foi marcada pela personalização dos serviços conforme as demandas do Sicredi, respeitando seu estatuto social, e atendendo às práticas de ESG. Outro importante destaque desta parceria é o fato de reunir cooperativas. “Esta parceria fortalece o sistema cooperativo, beneficiando nossos associados e a comunidade como um todo, pois quanto mais crescemos, mais geramos recursos para reinvestir na região”, salienta o facilitador de Inovação e Novos Negócios da Coprel Mateus Stefanello.
Para o Sicredi, esta negociação representa um passo importante em direção à sustentabilidade. Alexandre Palma Palagio, Presidente da Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG, afirma: “Este momento representa para a Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG a inovação pensada para a sustentabilidade. A parceria entre Sicredi e Coprel não é de hoje e uma evidência disso é a internet no campo, no município de Passo Fundo, que chegou pela fibra óptica da Coprel. Agora, neste novo momento, teremos energia limpa, por meio de sistemas fotovoltaicos, em todas as nossas 28 agências localizadas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e em Minas Gerais. Mensalmente, consumimos mais de 70 mil kW de energia, que agora serão de fontes renováveis e sem emissão de carbono, o que trará além de uma economia financeira a nós, a reafirmação do compromisso do Sicredi de promover o desenvolvimento sustentável de suas comunidades, aliado às práticas ESG. Essa mudança não se resume a um avanço tecnológico, mas um passo decisivo para garantir um futuro sustentável. Em constante expansão e chegando a mais municípios, temos um crescimento consciente, plantando uma semente de forma cooperativa, que esperamos que motive a todos a entender que precisamos pensar hoje, no futuro, que deixaremos aos nossos filhos.”
Participaram da reunião o Presidente da Coprel Jânio Vital Stefanello, os vice-presidentes Elso Scariot e Décio Floss, o Secretário Silvio Borghetti e os facilitadores Mateus Stefanello, Herton Azzolin, Edson Pedrotti e Luis Fernando Volpato, além dos colegas Gabriel Bathu Paulus e Guilherme Lopes. Por parte do Sicredi, participaram o Presidente da Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG Alexandre Palma Palagio, o Diretor de Negócios Magnos Thalheimer e o Diretor de Operações Valdeci Nardi.
A parceria entre as duas cooperativas é um modelo de intercooperação que deve ser cada vez mais valorizado, pois além de proporcionar benefícios às cooperativas e seus associados, também promovem o desenvolvimento das comunidades onde atuam.
Deixe seu comentário