© Coprel.

logo

16.05.2024

Voltar

Estudo revela potencial da abertura do Mercado Livre de Energia para impulsionar economia com o ACL

Compartilhe:

Um estudo conduzido pela Volt Robotics em colaboração com a Abraceel indica que a ampliação do mercado livre de energia tem o potencial de beneficiar mais de 6,4 milhões de consumidores industriais e comerciais que ainda estão vinculados ao mercado cativo. Essa mudança poderia resultar em uma economia anual combinada de R$ 17,8 bilhões nas contas de energia desses consumidores. Além disso, a abertura do mercado poderia impulsionar a criação de mais de 381,8 mil novos empregos e aumentar a produtividade nos setores industriais e comerciais, que atualmente consomem cerca de 9,4 GW médios no Ambiente de Contratação Regulado (ACR).
A Abraceel está em movimento em direção à completa abertura do Ambiente de Contratação Livre (ACL) e propõe que, a partir de janeiro de 2026, todas as indústrias e comércios do país tenham o direito de escolher seu fornecedor de eletricidade. Isso incluiria empresas dos segmentos atualmente pertencentes ao Grupo B, que compreende consumidores de energia em baixa tensão. Atualmente, somente consumidores de energia em média e alta tensão, pertencentes ao Grupo A, têm essa opção.
Rodrigo Ferreira, presidente-executivo da Abraceel, afirma que a proposta de acesso total ao ACL a partir de janeiro de 2026 é respaldada por estudos técnicos que garantem uma abertura equilibrada do mercado, sem aumentar o preço médio da energia para os consumidores que optarem por permanecer no mercado cativo. Ele enfatiza a importância de estabelecer um cronograma claro para proporcionar previsibilidade aos órgãos públicos e ao mercado, permitindo que todos se preparem adequadamente para uma competição mais ampla que beneficie os consumidores.
Ferreira destaca também a necessidade de ajustes legislativos para garantir equilíbrio tanto para os consumidores que migrarem para o mercado livre quanto para aqueles que permanecerem no mercado cativo. Ele acredita que o mercado está pronto para essa transição, e vê isso como um passo fundamental para impulsionar a competitividade no setor produtivo nacional, especialmente para micro, pequenas e médias empresas, que são responsáveis por uma parcela significativa da geração de empregos no Brasil. Ele conclui que o próximo passo seria estender os benefícios do mercado livre para todos os consumidores de energia no Brasil, incluindo os residenciais e rurais.
A Coprel Comercialização, com sua sólida experiência na área de energia, se coloca como parceiro estratégico para as empresas que desejam aproveitar essa oportunidade ao máximo. Através de sua assessoria especializada, auxilia as organizações em todas as etapas da jornada energética, desde a migração para o mercado livre até a otimização do consumo de energia.
Com a Coprel Comercialização, as empresas podem:
•    Maximizar sua eficiência energética: A Coprel ajuda as empresas a identificar áreas de desperdício e implementar medidas para reduzir o consumo de energia, o que se traduz em economia na conta de luz e menor impacto ambiental.
•    Minimizar custos: Através da negociação de preços competitivos no mercado livre de energia, a Coprel garante que as empresas paguem o valor justo pela energia que consomem.
•    Gerenciar de forma eficaz o consumo de energia: A Coprel oferece ferramentas e soluções tecnológicas para que as empresas acompanhem e controlem seu consumo de energia em tempo real, permitindo uma gestão mais eficiente dos recursos.
•    Ter acesso a um atendimento excepcional: A Coprel conta com uma equipe de especialistas qualificados para atender às necessidades de cada cliente, oferecendo um suporte personalizado e ágil.
Conte com a Coprel Comercialização para migrar para o Mercado Livre de Energia com segurança e tranquilidade.


Fonte: https://abraceel.com.br/destaques/2024/05/abraceel-ve-janela-de-oportunidade-e-propoe-mercado-livre-de-energia-para-todo-o-comercio-e-industria-em-2026/

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.