© Coprel.

logo

16.05.2024

Voltar

Coprel destaca importância da reestruturação da CCEE para o mercado de energia

Compartilhe:

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) deu um passo importante para a modernização do setor elétrico brasileiro com a aprovação da reestruturação da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) – uma das instituições mais importantes do setor elétrico, pois agrega geradores, distribuidores, comercializadores e consumidores. As alterações, que incluem mudanças na governança do órgão, entram em vigor a partir da aprovação do decreto nº 11.835/2023 durante o mês de abril. As mudanças visam aumentar a transparência, eficiência e representatividade da CCEE, buscando beneficiar consumidores e empresas.
A CCEE passa por uma transformação significativa em sua estrutura de governança, adotando um modelo mais robusto e transparente. A criação da Assembleia Geral, do Conselho de Administração, da Diretoria e do Conselho Fiscal garante maior clareza nas responsabilidades e decisões, além de fortalecer a participação dos diversos atores do setor elétrico. No final do mês de abril, a Assembleia Geral Ordinária da CCEE elegeu novos membros do Conselho de Administração, com um mandato de quatro anos. 
Um dos pontos centrais da reestruturação reside na busca por maior representatividade. A categoria de consumo foi criada para garantir que os consumidores de energia também tenham voz na CCEE, ampliando a representatividade dos diversos atores do mercado. Além disso, a classe dos agentes consumidores livres foi substituída pela classe dos agentes varejistas, simplificando a estrutura da Câmara.
 A CCEE assume novas atribuições, expandindo seu escopo de atuação. A participação em sistemas de certificação de energia e a prestação de serviços para empresas e consumidores, mesmo que não sejam membros da CCEE, abrem caminho para um mercado de energia mais dinâmico e com mais opções para os consumidores.
As regras de funcionamento da CCEE serão mais claras e transparentes, facilitando o acompanhamento das decisões da Câmara por parte do público em geral. Essa maior transparência contribui para a construção de um mercado de energia mais confiável e previsível.
A reestruturação da CCEE deve trazer diversos benefícios para o mercado de energia elétrica brasileiro, impactando diretamente consumidores e empresas: preços de energia mais justos, maior segurança no fornecimento de energia e estímulo à inovação.
A Coprel é certificada pela CCEE por contar com profissionais operadores do mercado livre de energia, o que comprova sua qualificação para o trabalho, contemplando contratos de comercialização, mecanismos de contratação, gestão de riscos, regulação e operacionalização do mercado de energia elétrica.


Fonte: https://www.gov.br/aneel/pt-br/assuntos/noticias/2024/reestruturacao-da-ceee-e-aprovada-pela-aneel

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.