Energia

Apresentação

A Coprel, fundada em 14 de janeiro de 1968, uniu através do cooperativismo os anseios das famílias rurais que viviam à margem do desenvolvimento, pois não havia perspectivas de que a energia elétrica chegasse até as comunidades rurais. Hoje, através da Coprel Geração, utiliza sua expertise para dar andamento a mais atividades complementares ao setor de infraestrutura, com destaque para os projetos de internet.

A Coprel atende hoje mais de 50 mil famílias em sua área de permissão, que é de 19.740 Km². São 17.714 quilômetros de redes elétricas, sustentados por 176.082 postes (89% de concreto). Esses números fazem da Coprel a cooperativa de eletrificação com a maior área de permissão no Brasil, também a maior cooperativa de eletrificação brasileira em extensão de redes.

Os cooperantes das áreas rurais representam 76,09% do total, porém, com o crescimento das cidades, a Coprel passou a atender também a áreas urbanas, industriais e loteamentos. Atualmente, são 13 municípios em que a Coprel distribui energia também nas cidades, e em outros, possui expressivo número de cooperantes em loteamentos e áreas industriais.

 

 

HISTÓRIA

A história da Coprel teve seu início ao longo da década de 1960. Na época, as comunidades rurais de Ibirubá e dos demais municípios da região do Alto Jacuí careciam de luz no interior. A necessidade destas famílias de agricultores não era atendida pelas grandes concessionárias, nem vista como prioridade pelo poder público. Desta forma, o desafio ficou nas mãos de pessoas de muita determinação e coragem. Uma destas pessoas foi Olavo Stefanello, na época, prefeito de Ibirubá.  Mobilizando lideranças rurais e políticas da região, Stefanello levou adiante a criação da cooperativa, através da elaboração de um projeto regional de eletrificação rural, com o qual posteriormente conseguiu financiamentos a longo prazo e a juros baixos. Em 14 de janeiro de 1968, é assinada a ata de criação da cooperativa, com 56 sócios-fundadores.

Com a cooperativa fundada, o projeto de eletrificação passa a ser apresentado aos agricultores de diversos municípios. Olavo Stefanello, responsável por transmitir os objetivos da cooperativa e obter apoio à causa, atingiu os objetivos: começa então a ser concretizado o crescimento da Coprel. 

Caracterizada por uma constante firmeza em sua conduta, a cooperativa conseguiu cumprir o objetivo que hoje compõe a sua missão: Estimular o desenvolvimento regional sustentável através da distribuição de energia elétrica de forma cooperativa.

A Coprel teve como 1º Presidente Edmundo Roewer (1968 – 1973), sucedido por Olavo Stefanello (1973 – 1984). Jânio Vital Stefanello sucedeu Olavo, e é o atual Presidente da Coprel.

O compromisso com seu quadro social, os valores que norteiam as ações da cooperativa e a gestão participativa permanecem desde a fundação, solidificando um relacionamento de confiança com os cooperantes. A Coprel também busca a excelência no atendimento e a modernização dos processos para ser referência entre as distribuidoras de energia elétrica. A cooperativa assumiu projetos de geração de energia, e possui três Pequenas Centrais Hidrelétricas próprias e outras duas em parceria com outros investidores. Para dar andamento a esta atividade e aos programas sociais, que devem ser desvinculados da distribuição de energia conforme regulamentação da ANEEL, em 2006 foi criada a Coprel Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento.

 

Atualmente, além de levar energia para o interior de 72 municípios no Estado do Rio Grande do Sul, a Coprel também está atendendo a áreas urbanas, distritos industriais e loteamentos, aumentando seu foco de negócio em conjunto com o crescimento das cidades e o desenvolvimento do setor industrial. A cooperativa atende 13 áreas urbanas com exclusividade, e em um grande número de municípios está presente nos distritos rurais e loteamentos.

 

Área de permissão da Coprel na região Sul: Link site ANEEL

 

 

 

PRINCÍPIOS NORTEADORES

NEGÓCIO:
Vida e renda melhor com serviço cooperativo de energia.

VISÃO
Ser a distribuidora de energia preferida, sempre.

MISSÃO
Apoiar o desenvolvimento regional, oferecendo serviços diferenciados e sustentáveis de energia.

VALORES

Cooperante: Atender com respeito, agilidade e resolutividade.
Pessoas: Valorização, qualificação e segurança.
Integridade: Relação de confiança, seriedade e credibilidade com público interno e externo.
Gestão:  Governança participativa.
Sustentabilidade:  Compromisso social, econômico e ambiental.
Inovação e Tecnologia: Fatores de aperfeiçoamento de processos e ideias.

Fechar

Recuperar Senha

Para receber sua senha por email, digite seu número de matrícula no campo abaixo: