Imprensa

Notícia Coprel Release

Orientações para a leitura do medidor de energia

Em todas as distribuidoras de energia, o processo de emissão das faturas de energia elétrica é baseado na leitura do medidor. A Coprel adota algumas rotinas de leitura do medidor, conforme a atividade do cooperante e também a localização da unidade consumidora.

Cooperantes das áreas urbanas:

Nas áreas urbanas, os colaboradores da Coprel fazem a leitura e impressão simultânea das faturas, deixando a conta de energia na residência do cooperante no momento da leitura.

Para facilitar o processo e proporcionar mais segurança, é importante:

  • Instalar uma caixa de correspondência: Para que a fatura seja entregue em um local seguro, já que contém informações particulares do cooperante como dados pessoais, número da matrícula e detalhamento do consumo de energia.
  • Permitir o acesso ao medidor de energia: O medidor deve estar instalado em um local que permita o acesso seguro do leiturista para emitir a fatura de energia corretamente.

 

Cooperantes das áreas rurais:

Os cooperantes que residem nas áreas rurais tem a responsabilidade de informar a leitura do medidor todos os meses. Em virtude das distâncias, seriam necessários muitos colaboradores e viaturas para realizar a leitura de todos os cooperantes rurais, o que aumentaria os custos operacionais da cooperativa.

Confira algumas orientações:

  • Informe a leitura ligando para o Discoprel, até o dia 17 de cada mês, ou preenchendo o cartão existente na fatura de energia, entregando no local onde o pagamento da conta é efetuado, até o dia 10 de cada mês.
  • A leitura do medidor deve ser realizada sempre no mesmo dia, todos os meses, evitando grandes variações no consumo faturado.
  • Quando a leitura não é informada, a emissão da próxima conta baseia-se na média dos consumos anteriores. Se o cooperante não informar a leitura por três meses consecutivos, a Coprel precisa ir até a propriedade e efetuar a leitura. Essa atividade consome recursos que podem ser investidos em programas de benefício ao cooperante.

 

Cooperantes industriais, comerciais, e rurais com consumo acima de 1.000 kwh mensais:

Nestes casos, um leiturista da Coprel efetua a leitura do medidor de energia, e a fatura é impressa e entregue via Correio. Da mesma forma que nas áreas urbanas, é importante manter acesso livre ao medidor de energia.

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS
Preencha os campos abaixo e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail
Fechar

Recuperar Senha

Para receber sua senha por email, digite seu número de matrícula no campo abaixo: