Imprensa

Notícia Coprel Release

NOTA CLIMÁTICA: Primavera com condições típicas para esta época do ano

A primavera teve início oficialmente no último sábado, dia 22. O início da estação é determinado pela astronomia quando há o alinhamento do equador terrestre com o plano de movimento de translação da Terra em torno do sol, fazendo com que os dois hemisférios do planeta recebam a mesma quantidade de radiação solar na entrada da estação, por isso as estações da primavera e outono também são chamadas de Equinócios. Há também o início das estações do ponto de vista meteorológico, o qual é determinado pelos sistemas atmosféricos característicos de cada estação. Nem sempre o início oficial da estação (determinado pela astronomia) coincide com seu início meteorológico, de forma que é bastante comum ocorrerem invernos tardios - quando a chegada de massas de ar frio no país se estendem outubro adentro - ou um verão precoce, por exemplo, quando o calor e as pancadas de chuvas isoladas de final de tarde chegam antes do final de dezembro.

Nesse ano a primavera astronômica e meteorológica combinaram de aparecerem juntas no RS. No final de semana que se iniciou a estação, as temperaturas estiveram amenas pela manhã, mas com sol e calor à tarde, o que é característico da estação de transição. Além disso, os sistemas atmosféricos causadores de chuvas, como os sistemas de baixa pressão que se formam entre o Paraguai, oeste do RS e norte da Argentina, também típicos da estação, entraram em atividade já no domingo, dia 23.

Hoje, segunda-feira, o tempo segue com instabilidades no RS, com a atuação de uma área de baixa pressão (cavado) no oeste. Amanhã, terça-feira, o tempo irá se manter instável, com risco de temporais - chuvas fortes, descargas elétricas e rajadas de vento – devido à formação e passagem de uma frente fria no RS. O restante da semana, de quarta-feira em diante, os dias terão maior variação de nuvens e as chuvas devem ocorrer de forma mais ocasional e rápida na área de atuação da COPREL.

Com o atual estado de normalidade das águas do Oceano Pacífico e também no Oceano Atlântico adjacente à costa da Região Sul do Brasil, devemos ter a continuidade de uma primavera típica, com tardes mais quentes e abafadas e instabilidades e chuvas quase diariamente na área de atuação da COPREL. A estação é marcada também pela ocorrência de dias com tempo severo, quando há formação de sistemas de tempo bastante instáveis entre o norte da Argentina e o oeste do RS, principalmente nos meses de setembro e outubro.

Caso se confirme a condição de El Niño no final da primavera, as instabilidades e os riscos de temporais serão mais frequentes. Os temporais são caracterizados por chuvas intensas, aglomerados de trovoadas com muitas descargas elétricas, ventos com rajadas de 60 a 80 km/h associadas as trovoadas e granizo. Esses temporais são costumeiramente noturnos e atuam principalmente na madrugada e início da manhã na área de atuação da COPREL.

 As equipes da cooperativa estão trabalhando para atender as ocorrências de falta de energia e o Discoprel (atendimento gratuito 24 horas) continua à disposição dos cooperantes, através dos números 116, 0800 51 3196 e 0800 701 3196.

Confira a previsão do tempo atualizada AQUI.

Mais informações sobre as interrupções de energia desta segunda-feira AQUI.

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS
Preencha os campos abaixo e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail
Fechar

Recuperar Senha

Para receber sua senha por email, digite seu número de matrícula no campo abaixo: