Imprensa

Notícia Coprel Release

Investimento em energia trifásica permite ampliar a produção leiteira

O cooperante Ramir Carlos Scariot, juntamente com a esposa Marlene, sempre obtiveram o sustento da família com o trabalho no campo, principalmente com a atividade leiteira. E o filho do casal, Dionei Caroff Scariot, decidiu dar continuidade ao negócio da família antes mesmo de completar 18 anos. Com a determinação do jovem, a família decidiu investir na produção leiteira. Adquiriram animais de boa genética, construíram um sistema de confinamento free stall com capacidade para 80 animais em lactação, e também melhoraram as tecnologias para os equipamentos de ordenha. Tudo isso, somado a um manejo cuidadoso que é coordenado pelo Dionei, garante uma produção média diária de 33 litros de leite por vaca. No final de agosto, quando foi realizada a reportagem, havia 63 animais em ordenha.  

Essa ampliação do tambo de leite passou a exigir mais carga de energia, e a rede bifásica já não era mais suficiente para que todos os equipamentos pudessem ser utilizados. A família então encaminhou um projeto de aumento de carga, e precisou instalar energia trifásica. O projeto contemplou 400 metros de extensão de rede, e mais um transformador trifásico de 75 kVA. Para custear a obra, o cooperante optou pelo convênio de financiamento da Coprel, operado pelo Sicredi, que funciona da seguinte forma: a Coprel paga 50% dos juros do financiamento, que pode ser parcelado em até 36 meses. A taxa de juros é uma das menores do mercado, viabilizando o investimento. A Coprel disponibiliza este convênio de financiamento para projetos de aumento de carga, novas ligações de energia e projetos de internet rural. O cooperante também precisa ser associado do Sicredi, que é a cooperativa de crédito que opera o financiamento.

Com todos os investimentos concluídos e organizados, agora o jovem Dionei já está com novos planos. O próximo passo é construir um novo galpão, específico para confinar os animais mais jovens e as vacas em pré-parto. A terraplanagem do terreno já está concluída. “O convênio da Coprel e do Sicredi foi importante, pois se nós não tivéssemos colocado a energia trifásica, não tinha nem como construir, por que não ia ter carga suficiente para tocar os ventiladores do composto”, destaca Dionei. “Onde tem uma cooperativa, melhora muito para o pequeno produtor”, declara o cooperante Ramir Scariot.

Os cooperantes que quiserem saber mais sobre o Convênio de Financiamento da Coprel em conjunto com o Sicredi para projetos de energia e internet rural, podem entrar em contato com o Discoprel, pelos fones 116,  0800 51 3196 ou 0800 701 3196.

 

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS
Preencha os campos abaixo e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail
Fechar

Recuperar Senha

Para receber sua senha por email, digite seu número de matrícula no campo abaixo: