Imprensa

Notícia Coprel Release

Internet no campo: projeto da Coprel recebe recursos do Feaper para levar fibra ótica ao interior

O acesso à internet via fibra ótica será realidade para 54 famílias do interior de Ibirubá, Quinze de Novembro, Colorado e Selbach. No dia 07 de dezembro, em uma cerimônia no Palácio Piratini, foi assinado o contrato de abertura de crédito via Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), que vai destinar 500 mil reais para a construção de infraestrutura de internet com fibra ótica no interior dos municípios.

O recurso do Feaper constitui-se em um financiamento em que 80% é concedido a fundo perdido, e 20% tem 1 ano de carência e prazo de até 5 anos para pagamento. O projeto da Coprel esteve entre os aprovados por constituir-se em uma iniciativa inovadora que vai beneficiar diretamente famílias da agricultura familiar com infraestrutura de internet e telefonia via fibra ótica. "O governo do Estado tem o dever de apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento. O financiamento do Feaper para a Coprel instalar fibra óptica para internet e telefonia vai atender 54 famílias da agricultura familiar associadas. A Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo entende que este investimento vai melhorar a vida no meio rural, fortalecendo a comunicação e promovendo a permanência do homem no campo”, ressalta Tarcisio Minetto, secretário da SDR. Os recursos são oriundos do Feaper, via Badesul.

Com essa infraestrutura de rede troncal concluída, além de levar internet e telefonia via fibra ótica para mais famílias rurais, a Triway terá condições de melhorar e ampliar o acesso à internet e telefonia rural com qualidade, mediante investimentos posteriores. “A caminhada da Coprel Telecom para levar internet para o interior é, de certa forma, semelhante à chegada da energia no interior. Iniciamos com muitos desafios e poucos recursos. A eletrificação rural teve mais incentivos, à sua época, para ser concretizada, já na infraestrutura de telecomunicações, este recurso do Feaper é o primeiro financiamento com maior parte do valor a fundo perdido, o que viabiliza levarmos tecnologia de ponta para o interior. Mas a Coprel está fazendo a sua parte para levar internet rural a mais de 20 municípios da região, e com os recursos do Feaper, vamos ampliar as condições de atender mais famílias com a qualidade do serviço que é uma marca da cooperativa”, destaca o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello.

O acesso à comunicação com qualidade no campo é uma das grandes prioridades demandadas pelos jovens para permanecer e/ou retornar nas propriedades das famílias – o que é observado nas reuniões de conselho que a Coprel realiza em sua área de atuação. Para definir as comunidades que seriam beneficiadas, a Coprel Telecom – Triway fez um levantamento de como poderia atender o maior número de famílias de agricultores com o recurso disponível. O projeto técnico para adequar a iniciativa às exigências do Feaper foi realizado em conjunto com a Emater, e os recursos provém da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo. “É muito gratificante ter contribuído, enquanto membro do comitê gestor que define a destinação dos recursos do Feaper junto a Secretaria de Desenvolvimento Rural do RS, para que este projeto inovador apresentado pela Coprel tenha sido aprovado. Nas mãos da Coprel, sabemos que este projeto será bem executado. A Emater realiza os projetos, o acompanhamento e a fiscalização deste programa. Fico muito feliz de ter a oportunidade de ajudar os agricultores em conjunto com a Coprel”, salienta o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn.

Representaram a Coprel na assinatura do contrato na última quinta-feira, o vice-presidente Elso Scariot e o facilitador da unidade de Telecom, Luis Fernando Volpato. Por parte do governo, se fizeram presentes o governador José Ivo Sartori e a primeira-dama Maria Helena Sartori, o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Tarcisio Minetto, o presidente da Emater Clair Kuhn e o presidente da Ocergs Vergilio Perius.

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS
Preencha os campos abaixo e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail
Fechar

Recuperar Senha

Para receber sua senha por email, digite seu número de matrícula no campo abaixo: