Imprensa

Notícia Coprel Release

Diversificação se consolida como a melhor alternativa nas pequenas propriedades

A granja da família Matiolo, no distrito de Bom Recreio, em Passo Fundo, é uma pequena propriedade com alto valor agregado na produção. Em uma área pequenas de terras (14 hectares), são desenvolvidas três atividades: a avicultura, com dois aviários com capacidade de 13 mil frangos em cada; a produção de morangos, com uma estufa que comporta 4.800 pés de moranguinho, e a atividade leiteira, com cerca de 23 vacas em lactação. São três atividades que, em escala pequena, garantem trabalho e renda para a família.

Deoclides e Neiva Matiolo sempre viveram no interior, onde também criaram seus filhos Odarlei e Vanderlei. O filho mais velho, Odarlei, optou por concluir o ensino superior e continuar na propriedade: se formou eu Administração de Empresas e retornou para a propriedade dos pais. Seu trabalho de conclusão de curso teve como tema a diversificação nas propriedades rurais, e ele aplicou os conhecimentos para diversificar as atividades da família, implantando um aviário no ano de 2005, e outro em 2009. Odarlei casou com Rudineia, e o casal tem dois filhos: Elisa, de 9 anos, e Otávio, de 3 anos. Rudineia trabalhava na cidade, mas o retorno financeiro não estava compensando o gasto com deslocamento de ônibus para a cidade e principalmente, a ausência no acompanhamento da filha mais velha. Então, ela resolveu empreender: inspirou-se em um produtor rural que vendia morangos no local de trabalho dela, e decidiu investir nesta atividade na propriedade da família. Buscou o incentivo do marido, e há 4 anos, iniciaram na produção de morangos. Começaram com o plantio no chão, e ao se certificarem do retorno financeiro, há 2 anos investiram em uma ampla estufa com o sistema semi-hidropônico de cultivo. O negócio vai bem, toda a produção é comercializada aos clientes na cidade de Passo Fundo e também na Feira do Produtor no Parque da Gare, nos sábados de manhã.

O filho mais novo de Deoclides e Neiva, o Vanderlei, trabalhou na cidade por um período, mas recentemente retornou à propriedade da família, que precisava de mão-de-obra. Também era uma
oportunidade de agregar renda ao trabalho, tendo um ganho maior comparado a outros empregos. Vanderlei compartilha com os pais as atividades do tambo de leite, e já está construindo sua residência para ter mais conforto.

A granja Matiolo é um exemplo de como atividade rural, mesmo na pequena propriedade, oferece possibilidades de emprego e renda para todo um grupo familiar. Mas a maior recompensa vaimuito além do resultado financeiro. É o sentimento de estar fazendo o que se gosta, produzindo alimentos com qualidade, e o principal: vivendo em família e podendo oferecer para a Elisa e para o Otávio a oportunidade singular de ter um jardim imenso e seguro para brincar, podendo andar a cavalo, comer os moranguinhos recém-colhidos por eles mesmos, e podendo conviver de perto com a mãe, o pai, o tio e os avós. 

 

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS
Preencha os campos abaixo e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail
Fechar

Recuperar Senha

Para receber sua senha por email, digite seu número de matrícula no campo abaixo: