Imprensa

Notícia Coprel Release

Coprel e Ceriluz vão construir usina em Boa Vista do Cadeado

Mais um empreendimento ampliará a geração hidroelétrica nos próximos anos. No mês de novembro, a FEPAM emitiu a LI – Licença de Instalação para a usina CGH Igrejinha, no município de Boa Vista do Cadeado, com potência de 4,85 MW. E no dia 11 de dezembro, as cooperativas Ceriluz e Coprel, responsáveis pelo empreendimento, apresentaram as informações ao prefeito de Boa Vista do Cadeado, Fábio Mayer Barasuol, e à vice-prefeita Maria Inês Dalla Costa. Participaram da reunião o presidente da Ceriluz, Iloir de Pauli, e representando a Coprel, o presidente Jânio Vital Stefanello e os facilitadores Argeu Pedrotti e Marcos Eidt.

A usina será construída no Rio Ijuizinho, na localidade de Ponte Queimada, em Boa Vista do Cadeado. No local, existia uma pequena usina antiga. No projeto da CGH Igrejinha, será utilizado o reservatório já existente, e haverá um melhor aproveitamento das condições de relevo e queda d’água do local, ampliando a capacidade geradora do empreendimento: bem expressiva, de 4,85 Megawatts (MW) de potência instalada, considerando o baixo impacto ambiental da usina. O investimento ficará em torno de 30 milhões de reais.

As obras da Usina Igrejinha devem ter início em junho de 2018. “Ficamos felizes em participar deste projeto da coirmã Ceriluz, uma cooperativa que é referência na área de geração de energia. A Coprel já participa de 6 empreendimentos de geração de energia elétrica em operação, e realização destas iniciativas de intercooperação tem sido uma tendência muito positiva para as cooperativas. A Coprel tem obtido bons resultados na área de geração, que são diretamente aplicados nos programas sociais aos nossos cooperantes” destaca o presidente da Coprel Jânio Vital Stefanello.

Trata-se de um novo investimento que, dessa vez, iremos realizar numa parceria com a Cooperativa Coprel, de Ibirubá, onde vamos compartilhar conhecimentos para garantir a geração de uma energia sustentável que garantirá benefícios para todos os envolvidos”, explicou o presidente da Ceriluz, Iloir de Pauli. “Temos muito para comemorar em conjunto com a Ceriluz e a Coprel, porque além do valor adicionado que a nova usina vai gerar, teremos, com certeza, mais qualidade de energia e mais ações e parcerias que serão viabilizadas após a construção da mesma”, comentou o prefeito de Boa Vista do Cadeado, Fábio Barasuol.

 

Foto e contribuição no texto: Vilson Wagner - Jornalista da Ceriluz


RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS
Preencha os campos abaixo e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail
Fechar

Recuperar Senha

Para receber sua senha por email, digite seu número de matrícula no campo abaixo: