Imprensa

Notícia Coprel Release

Cooperativas filiadas à Fecoergs avaliam os trabalhos da federação durante o ano

A Fecoergs é a Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul e representa político-institucionalmente as cooperativas de infraestrutura. No dia 12 de dezembro, a federação promoveu uma reunião com as cooperativas filiadas na sede da Coprel, em Ibirubá. As cooperativas foram representadas pelos presidentes e colaboradores.

As importantes conquistas das cooperativas durante o ano tiveram destaque na pauta do encontro. Dentre elas, está a regulamentação da Lei 13.360/2016, que define a aplicação dos descontos tarifários, aplicando a retirada dos descontos de forma gradual.  A Lei também regulamenta a aplicação de um teto para os reajustes, cujo impacto aos associados não deve passar de 10%, quando houver reajuste. A Lei também aborda a remuneração dos investimentos das cooperativas.

Nesta última reunião do ano da Fecoergs, as cooperativas fizeram uma avaliação dos trabalhos de 2017, definindo os principais pontos de trabalho para o planejamento de 2018. O principal pleito a ser realizado em 2018 é a busca de recursos para financiamento de obras de energia e internet rural por meio de um Prodecoop infraestrutura (linha de crédito que financia especificamente as cooperativas e/ou seus cooperados), e que hoje está disponível somente para o ramo agropecuário.

No mês de outubro, temporais intensos atingiram o Estado, afetando várias cooperativas.  Coprel foi a mais atingida, com mais de 1.200 postes quebrados pela força dos ventos em dois temporais, e teve ajuda de outras cooperativas para o restabelecimento do sistema elétrico. “Este ano tivemos um exemplo claro da importância da intercooperação, nos dois temporais que atingiram severamente a área de atuação da Coprel. Contamos com a ajuda de 8 cooperativas que enviaram equipes para nos ajudar nos trabalhos. Isso também demonstra o espírito de compromisso que todas as cooperativas têm com seus cooperados, buscando sempre o melhor serviço e atendimento. Isso gera respeito e reconhecimento das cooperativas em suas comunidades”, salienta o presidente da Coprel e da Fecoergs, Jânio Vital Stefanello. 

Mais uma vez, em 2017, as cooperativas continuaram se destacando na pesquisa IASC, da ANEEL, que avalia a satisfação dos consumidores de todas as distribuidoras do Brasil. O tema também mereceu destaque na avaliação dos trabalhos do ano. No evento, ainda foram homenageadas as cooperativas CERFOX de Fontoura Xavier, que completou 55 anos em 2017, e a Coopersul de Bagé, que completou 45 anos em 2017. 

 

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS
Preencha os campos abaixo e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail
Fechar

Recuperar Senha

Para receber sua senha por email, digite seu número de matrícula no campo abaixo: