Imprensa

Notícia Coprel Release

14ª edição do Projeto Coprel Ecologia distribui mudas nativas a 17 municípios

O Coprel Ecologia, que já está na sua 14ª edição, tem o objetivo de incentivar a continuidade de matas nativas e a conservação ambiental. O projeto consiste em realizar a distribuição de mudas nativas, em parceria com as prefeituras e agricultores interessados em realizar o plantio em áreas de preservação permanente (APPs).  Além da distribuição das mudas, a cooperativa acompanha o desenvolvimento das plantas através de vistorias técnicas, e encaminha relatórios anuais à SEMA – Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado.

A entrega das mudas para os representantes das prefeituras e a premiação dos destaques de 2017 ocorreu na quarta-feira, dia 22 de agosto. Participaram do evento a equipe da Coprel, representada pelo secretário Décio Floss, além de prefeitos, vice-prefeitos, secretários, técnicos das prefeituras que coordenam o projeto e os produtores destaques no plantio das mudas.

São 17 municípios que aderiram ao Coprel Ecologia em 2018: Campo Borges, Ciríaco, Colorado, Cruz Alta, David Canabarro, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Jacuizinho, Jóia, Lagoa dos Três Cantos, Mormaço, Não Me Toque, Quinze de Novembro, Selbach, Tapera, Tunas e Vila Maria.

O presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, destacou a preocupação da Coprel, através do Coprel Ecologia, para preservação permanente das áreas nativas da região de atuação da cooperativa. “Ao mesmo tempo que cumprimos nossa responsabilidade ambiental, esperamos melhorar a condição dos ambientes onde nossos cooperantes vivem, pois entendemos que recompondo a mata nativa, melhora-se a qualidade do ar e das águas, garantindo uma melhor qualidade de vida a todos, graças a cooperação das prefeituras, agricultores e a Coprel”.

De acordo com o Facilitador da Unidade de Energia da Coprel que faz parte da equipe da organização do Coprel Ecologia, Engenheiro Herton Azzolin, entre os anos de 2003 e 2017 já foram recuperados 441 hectares de áreas de preservação ambiental com mais de 490 mil mudas plantadas. O índice de sobrevivência das mudas plantadas evolui a cada ano, ficando nos últimos anos em uma média de 95%. 

Para o cooperante Cedenir Engelmann, que cultivou 200 mudas, no município de Jóia foi um dos premiados. Com índice se sobrevivência de 98%, ele está cooperando com a natureza juntamente com a Coprel. “Satisfação em colaborar com o meio ambiente, deixando um legado para as novas gerações, para os filhos, os netos e toda a família. Nossa perspectiva daqui para frente é ver o fruto destas árvores que estão sendo plantadas e, ainda, aproveitar a sombra e toda a natureza em família. A Coprel, juntamente com a prefeitura, certamente auxiliaram muito em todo este processo”, finalizou.

 

Confira a lista de produtores que apresentaram melhor desempenho no ano de 2017 e receberam premiações:

 

  • Auri de Castro, de Jacuizinho, plantou 200 mudas de árvores com índice de sobrevivência de 100%.
  • Ermenio Natalino Sandri, de Vista Alegre, Colorado, realizou o plantio de 165 mudas de árvores com 98,78% de sobrevivência das plantas.
  • O cooperante Roberto Durigon Lemes, de Capão Alto, Cruz Alta plantou 300 mudas de árvores com aproveitamento de 98,66% da área cultivada.
  • Clóvis Bourscheid, de Linha Cristal, Selbach realizou o plantio de 250 mudas e 98,4% sobreviveram.
  •  Cedenir Engelmann, do município de Jóia plantou 200 mudas de árvores. Destas 98% registraram índice de sobrevivência.

 Confira a lista de prefeituras que receberam destaque no ano de 2017 e foram premiadas:

  • Cruz alta
  • Joia
  • Lagoa dos tres cantos
  • Fortaleza dos valos
  • Tapera

Confira mais fotos na nossa página do Facebook: www.facebook.com/coprel

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS
Preencha os campos abaixo e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail
Fechar

Recuperar Senha

Para receber sua senha por email, digite seu número de matrícula no campo abaixo: