Aviso de privacidade
Para conhecer a nossa política de privacidade, clique aqui.
1. Quem somos?
A Coprel é uma cooperativa que atua com geração e distribuição de energia. Para prestar determinados serviços, em meio físico e digital, é necessário que seja realizado tratamento de dados pessoais.
2. O que é um tratamento de dados pessoais?
Tratamento é todo tipo de atividade que utilize dados relativos a pessoas físicas, identificadas ou identificáveis, como nome e endereço IP, envolvendo armazenamento, modificação, reprodução, comunicação e compartilhamento, dentre outras previstas no inciso X do art. 5º da LGPD.
3. Como funciona o tratamento no site da Coprel?
Onde fica no site? |
Quais dados? |
Para que? |
---|---|---|
Em !Geração > Serviços Coprel Geração > Solicite contato”, através do formulário: Fale Conosco - O&M |
Nome, e-mail, telefone, empresa em que trabalha e dados pessoais eventualmente inseridos no campo !assunto” do formulário Fale Conosco - O&M |
Para obter informações sobre contratação dos serviços da O&M |
Em !Telecom > Promoção Amigo Tri”, através clique no link: entre em contato |
Nome, e-mail, telefone, cidade e Estado do cliente e, da pessoa indicada para a promoção !Amigo Tri”, nome completo e telefone ou e-mail |
Para que ganhe desconto com o cliente que indicar outra pessoa para assinar a internet Coprel Telecom nessa promoção |
Para que ganhe desconto com o cliente que indicar outra pessoa para assinar a internet Coprel Telecom nessa promoção |
Login com usuário e senha |
Para logar e acessar as funcionalidades do Discoprel Online |
Em !Atendimento Online, clique aqui Discoprel” |
• CPF ou identificador e senha • CPF ou unidade consumidora (UC) • Número da UC, dígito e número do protocolo • CPF e dados do cliente da UC |
• Para entrar no Discoprel Online • Para impressão de 2ª via de fatura • Para acompanhamento de serviços • Para solicitar nova ligação de luz e análise do pedido |
Em !Newsletter” |
Nome e e-mail |
Para receber alertas, notícias, eventos e comunicados exclusivos da Coprel em seu e-mail |
Em !Contato > Fale Conosco” |
Nome, número da matrícula, telefone, e-mail, endereço completo e dados pessoais eventualmente inseridos nos campos !assunto e mensagem” do formulário |
Para solicitar informações em geral à Coprel |
Em !Contato > Pesquisa de Satisfação” |
Nome, número da matrícula, telefone e endereço completo |
Para saber se está satisfeito com os serviços de energia elétrica |
No ícone !Fale com a gente!” |
Dados pessoais necessários conforme escolhida a opção de contato |
Para obter 2ª via da fatura, falta de energia, informação de leitura, religação de unidade, nova ligação de luz, informação de valores e comprovante de pagamento |
Em !Contato > Trabalhe Conosco” |
Nome do(a) candidato(a), sexo, data de nascimento, expectativa salarial, endereço completo, área de interesse, telefone, celular, e-mail, estado civil, dispensa Serviço Militar, se conhece alguém que trabalha na Coprel em qual cidade e referências pessoais (informando aos contatos de referência que os mencionou por respeito aos dados pessoais deles) |
Para se candidatar a vagas de emprego e participar de processo seletivo da Coprel |
4. Como funcionam os cookies?
Cookies são arquivos de texto com pequenos dados, tal como nome de usuário, que são utilizados para identificar seu computador enquanto você usa uma rede de computadores, podendo identificar usuários específicos e melhorar sua experiência de navegação na internet.
Os dados armazenados em um cookie são criados pelo servidor após sua conexão. Esses dados podem ser rotulados com um ID exclusivo para você e seu computador.
Quando um cookie é trocado entre o computador e o servidor de rede, o servidor lê o ID e pode saber quais informações servem especificamente para você. No site da Coprel, encontram-se os seguintes cookies:
Rastreadores e cookies |
Funcionalidade |
Prazo |
---|---|---|
Fr |
Cookie do Facebook usado para veicular, mensurar e melhorar a relevância dos anúncios |
3 meses |
datr |
Rastreamento de usuários, pelo Facebook, para fins publicitários, e para melhorar a experiência do usuário |
2 anos |
_ga |
O Google Analytics usa principalmente cookies primários para informar sobre interações do visitante (ou usuário) nos sites dos clientes na plataforma. Os usuários podem excluir cookies individualmente ou desativá-los |
2 anos 1 minuto 1 dia |
_fbp |
Usado pelo Facebook para entregar, medir e melhorar a relevância de sua publicidade e para entregar uma série de produtos publicitários no Facebook |
3 meses |
_sb |
Armazena informações de conta de usuário logado no Facebook para salvar senha ou para exigir autenticação adicional |
2 anos |
dinTrafficSource |
Utilizado pelo formulário de cadastro da Dinamize |
3 meses |
Facebook |
É um serviço de publicidade e direcionamento comportamental fornecido pelo Facebook, que usa os dados coletados para exibir anúncios personalizados com base em seu histórico de navegação no site ou envolvimento com conteúdo relevante nos aplicativos e serviços do Facebook |
- |
Navegg |
O objetivo principal da solução da Navegg é analisar a navegação do usuário dentro e fora do site a fim de traçar um perfil comportamental dos visitantes. Além disso, com ela é possível analisar os percentuais de participação, abandono e o ticket médio no funil de conversão, acompanhar a atribuição, impacto e ROI de cada campanha |
- |
5 . Como funciona o tratamento de dados pessoais realizados pela Coprel?
A Coprel trata os seus dados pessoais em outras atividades desvinculadas do presente site, com diversas finalidades, especialmente quando você é o destinatário dos serviços prestados. A qualquer momento, você pode nos solicitar mais informações sobre isso ao encaminhar e-mail para privacidade@coprel.com.br.
Podemos tratar os seus dados pessoais conforme as seguintes bases que a LGPD nos autoriza, por exemplo:
- Legítimo interesse: quando concluímos que há significativo interesse para o tratamento dos seus dados pessoais para o desenvolvimento das nossas atividades, desde que esse tratamento gere algum tipo de benefício para você ou caso você já tenha interagido conosco em outro momento;
- Consentimento: quando você autoriza expressamente, de forma livre e espontânea, que seus dados sejam tratados para uma finalidade específica e claramente informada no momento da coleta do consentimento. Vale lembrar que é possível retirar o consentimento sempre que você desejar;
- Cumprimento de obrigação legal: quando tratamos seus dados porque a Lei assim nos obriga;
- Execução de contratos: quando nós mantemos algum tipo de contrato com você.
Por exemplo, é realizado tratamento de dados pessoais nas seguintes atividades:
Atividade |
Dados tratados |
Finalidade |
---|---|---|
Emissão de faturas |
Nome, CPF, unidade consumidora (UC), histórico de consumo e endereço completo |
Emitir faturas de |
Cadastro de cooperados |
Nome, CPF, matrícula, código familiar, NIS, número do BPC, NIT |
Para que ganhe |
Atualização cadastral |
Nome, endereço, e-mail, telefone, filiação, naturalidade |
Atualizar o cadastro |
Reportagens |
Nome, telefone, cidade, imagem, voz, CPF |
Realizar reportagens |
Auxílio pecúlio |
Nome, matrícula, CPF, cidade, data de nascimento, telefone, dados bancários |
Solicitar o auxílio pecúlio |
Programa informativo |
Nome, voz, cidade |
Divulgar informações |
Transferência |
Nome, CPF, endereço, matrícula, telefone, RG, data de nascimento, gênero, filiação, profissão |
Realizar a transferência de |
Acesso ao aplicativo |
CPF e UC (cliente), identificador (colaborador e administrador) e senha |
Acessar o aplicativo |
6. Por quanto tempo retemos os seus dados pessoais?
Mantemos e retemos os seus dados pessoais apenas para:
- Prestar os serviços para os quais você nos contratou, na condição de cliente (consumidor);
- Atender obrigações legais ou regulatórias, como exemplificado acima no caso de "cadastramento de cooperado no programa de tarifa baixa renda";
- Quando compreendemos que há um legítimo interesse nosso e um verdadeiro benefício para você em manter as informações.
No entanto, a qualquer momento você pode solicitar a eliminação dos seus dados pessoais, especialmente nos casos em que:
- Você decide revogar o consentimento concedido, quando essa for a base legal;
- Você considera, de forma justificada e específica, que não cumprimos as disposições da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Quando você solicitar a eliminação de seus dados pessoais, faremos o possível para atender a sua solicitação. No entanto, em algumas circunstâncias os dados pessoais não serão eliminados, considerando que eles são tratados em atendimento a obrigação legal (ex.: se você solicitar a eliminação do endereço IP dentro do período de 6 meses após a sua visitação ao nosso site, não poderemos eliminá-lo porque o Marco Civil da Internet nos obriga a armazená-lo por esse prazo). Nessas situações, você será informado sobre as razões da não eliminação.
7. Quais medidas de segurança utilizamos?
A Coprel segue as melhores práticas de segurança da informação para sua proteção, enquanto responsável pelo tratamento de dados pessoais quando os coleta diretamente, dentre as ações que implementamos nesse sentido, estão as seguintes:
- Proteção contra acessos não autorizados;
- Acesso restrito apenas aos colaboradores e parceiros que realmente precisam acessá-los em razão das funções que desenvolvem;
- Exigência por contrato de que todos os nossos parceiros tenham nível adequado de proteção de dados e atuem em conformidade com a LGPD;
- Utilização de firewall, criptografia e certificados;
- Utilização de ferramentas de prevenção a ataques de hackers;
A Coprel se compromete a adotar as melhores posturas para evitar incidentes de segurança. Contudo, é necessário destacar que nenhuma página virtual ou estabelecimento é inteiramente seguro e livre de riscos. É possível que, apesar de todas as nossas medidas de segurança, técnicas e organizacionais, problemas de culpa exclusivamente de terceiros ocorram, como ataques cibernéticos de pessoas ou outros meios eletrônicos, ou também em decorrência da negligência ou imprudência do próprio usuário.
- Em caso de incidentes de segurança que possam gerar risco ou dano relevante para você, comunicaremos aos afetados e à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) sobre o ocorrido, em consonância com as disposições da Lei Geral de Proteção de Dados.
8. Quais são seus direitos?
Enquanto titular de dados pessoais, você possui direitos que podem ser exercidos em relação a Coprel e seus parceiros, como agentes de tratamento, dependendo da base legal utilizada. São eles:
Confirmação de |
Acesso aos |
Correção de dados |
Anonimização, |
Portabilidade dos |
Informação sobre compartilhamento |
Revogação do |
Oposição a |
Revisão de |
Artigos 18, 19 |
9. Por quanto tempo retemos os seus dados pessoais?
Os seus direitos podem ser exercidos e dúvidas sanadas através do encaminhamento de mensagem aos endereços:
- Cooperativa de Energia/Geração e Desenvolvimento/Telecom A/C Encarregado de Proteção de Dados Av Brasil, 2530 Ibirubá RS CEP: 98.200-000
10. Encarregada pelo tratamento de dados pessoais
Giani Carine da Silva - privacidade@coprel.com.br