Fundo Energia Forte no Campo
O Energia Forte no Campo é um programa de intercooperação entre as cooperativas de energia do Rio Grande do Sul, o governo estadual, prefeituras e produtores para levar redes trifásicas ao meio rural. A participação do governo gaúcho e das prefeituras nos custos das obras pode chegar a 30%. A Coprel participa com recursos próprios, cabendo aos produtores uma pequena parte dos custos das obras.
O Programa Energia Forte no Campo é semelhante ao Fundo Mais Energia. O cooperante deve entrar em contato com o Discoprel manifestando interesse. A Coprel realizará um projeto básico, sem custos, e o apresentará aos envolvidos. O cooperante pode financiar seu valor utilizando o convênio de cooperação, e a cooperativa também paga metade da taxa de juros do financiamento.
Para se enquadrar no programa, cada projeto necessita da participação de, no mínimo, dois produtores rurais que requeiram aumento de carga para trifásica. Quanto mais cooperantes participarem de uma mesma obra ou localidade, maior será a participação da Coprel nos custos. Após a definição dos produtores, o projeto executivo será elaborado pela Coprel e encaminhado para habilitação junto ao governo do Estado, para posterior construção da rede.