Dúvidas Frequentes
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De imediato, verifique os disjuntores internos e da caixa de medição. Faça um teste com o disjuntor: abaixe e levante para ter certeza que o problema não está nos disjuntores.
Após verifique se há problemas no sistema elétrico e/ou na rede de distribuição: chave fusível desarmada no transformador, chave fusível desarmada na rede geral, galhos ou árvores sobre a rede, poste caído, poste quebrado e outros.
Cuidado! Caso houver alguma situação de risco, mantenha-se afastado do local e comunique imediatamente a Coprel.
E ligue para o Discoprel sempre, a fim de comunicar a falta de energia ou obter informações sobre as possíveis causas.
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Sempre que houver riscos ao sistema elétrico, comunique a Coprel através do Discoprel, teleatendimento gratuito 24 horas, que uma equipe especializada irá efetuar a vistoria e executar o serviço de poda ou desmatamento.
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Solicite à Coprel para efetuar a troca do disjuntor. Ligue com antecedência para o Discoprel, teleatendimento gratuito 24 horas e solicite a troca que uma equipe especializada irá executar o serviço. É importante que você cooperante tenha em mãos sempre um disjuntor à disposição para troca.
Obs.: o disjuntor interno (após a medição) é responsabilidade do cooperante, que deverá contratar um eletricista de confiança para executar o serviço.
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Primeiramente, o cooperante deverá quitar todos os débitos existentes com a Coprel.
Após efetuar o pagamento, ligue para o Discoprel e solicite a religação da energia, informando o número da sua matrícula e os valores que foram pagos.
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A tarifa de energia elétrica é calculada mediante estimativa de custos com geração, transmissão e distribuição de energia. Acrescentam-se os valores estipulados como encargos e divide-se esse valor pelo mercado da cooperativa para obter a tarifa a ser cobrada. Sobre esse valor ainda poderão incidir PIS, COFINS e ICMS.
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Uma segunda via da conta de luz poderá ser solicitada através do Discoprel, informando o número da sua matrícula ou acesse o Discoprel on-line e imprima através da internet.
Caso ainda não possui seu login, faça seu cadastro já.
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Ligue para o Discoprel, atendimento gratuito 24 horas.
Ou acesse o Discoprel on-line para consultar o seu histórico financeiro e suas faturas.
Caso ainda não possui seu login, faça seu cadastro já.
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A alteração da data de vencimento da fatura de energia deve ser feita através de solicitação ao Discoprel. Informe o número da sua matrícula e solicite alteração da data de vencimento.
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Sim. O valor será devolvido na conta de luz seguinte à constatação do pagamento em duplicidade.
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As opções de pagamento para a sua conta de luz podem ser obtidas através do Discoprel, atendimento gratuito 24 horas.
ou acesse o Discoprel on-line e imprima através da internet e faça o pagamento num agente credenciado ou agencia bancária.
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De acordo com a Resolução 414/2011 da ANEEL, art. 87, o faturamento pela média aritmética dos 12 (doze) últimos meses ocorrerá quando houver impedimento ao acesso para leitura do medidor.
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Apesar de os equipamentos serem os mesmos, deve-se observar alguns aspectos: a potência, a marca e o modelo de cada equipamento. Os hábitos e períodos de uso também influenciam diretamente no consumo final da conta de luz, ou seja, se você utiliza o ar condicionado 6 horas em média por dia e seu vizinho utiliza apenas 3 horas dia, este equipamento já irá resultar em diferenças no consumo.
O número de moradores da residência também influencia no consumo.
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A Coprel possui parceria com os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais ou Sindicatos Rurais dos municípios da sua área de atuação.
Estes Sindicatos estão habilitados para efetuar todo o processo. Deverão comparecer até um Sindicato, a pessoa que irá transferir e quem irá receber de transferência. Os dois devem levar consigo seus documentos pessoais e dar encaminhamento ao processo de transferência.
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Para que a Coprel ligue a sua energia, você precisa estar com o Padrão de Entrada de Energia instalado corretamente.
Padrão de Entrada é o conjunto de instalações composto de caixa de medição, sistema de aterramento, condutores e outros acessórios indispensáveis para que a Coprel faça a sua ligação de energia.
O Padrão de Entrada indicado para a sua unidade consumidora vai depender do tipo de ligação, que pode ser Monofásica, Bifásica ou Trifásica, e do local adequado para sua instalação, que pode ser em poste, pontalete, muro ou parede.
O Padrão de Entrada da Coprel é denominado Padrão RIC Coprel. Com ele você economiza tempo, dinheiro, evita danos nos eletrodomésticos e agiliza a sua ligação de energia.
O Padrão RIC Coprel está disponível aqui.
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A identificação do cooperante na Coprel é muito importante. Verificar se os dados que constam na conta de luz estão corretos e atualizados deve ser uma prática constante.
A Coprel está diariamente mantendo contato com os cooperantes, seja para atendimento a ocorrências registradas no Discoprel, avisos de desligamento, ou convites, por isso também é importante que os números dos telefones residencial e o celular, estejam atualizados.
Outra informação que o cooperante deve passar para a cooperativa é o número da Inscrição Estadual, que consta no bloco de produtor rural, modelo 15. Quando o cooperante possui Inscrição Estadual, do município onde possui a unidade consumidora, terá deferimento de ICMS sobre o consumo superior à 100kwh, sendo assim tem influência sobre o valor da conta de energia.
Os cooperantes também devem ter atenção na hora de vender a propriedade rural ou a residência. É importante lembrar que a energia elétrica deve ser transferida para o nome do novo proprietário. Para fazer a transferência os cooperantes devem procurar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais ou Sindicatos Rurais, dos municípios.
Para atualizar as demais informações os cooperantes devem ligar para o Discoprel, atendimento gratuito, nas 24 horas do dia, através dos números 116 ou 0800 51 3196.
Importante: a atualização seus números de telefone, principalmente do número do celular é muito importante para você receber informações sobre a sua cooperativa.
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Sim. Em 2010 a Coprel implantou o serviço de pesquisa telefônica, onde uma equipe da cooperativa liga para os cooperantes questionando a opinião sobre algum serviço solicitado, com o objetivo de saber a satisfação dos cooperantes com relação a Coprel.
Mas atenção: A pesquisa telefônica da Coprel sempre irá questionar os cooperantes sobre algum serviço da cooperativa que você tenha utilizado.
Lembre-se: a pesquisa não é obrigatória, mas é muito importante para nós.
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Sempre que precisar falar com a Coprel. Para obter informações, registrar uma reclamação ou solicitar serviços.
O atendimento é gratuito e está a disposição durante as 24 horas do dia.
Tenha em mãos e sempre informe o número da sua matrícula para maior segurança e agilidade no atendimento.
Não esqueça: O Discoprel possui três telefones gratuitos para garantir o seu conforto: 116, 0800 51 3196 e 0800 701 3196