A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT aconteceu na última semana na Coprel, do dia 20 a 24 de novembro. Organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, a SIPAT promove atividades destinadas para todos os colaboradores, com o objetivo de atualizar conhecimentos e procedimentos importantes para a rotina de trabalho. O presidente da Coprel Jânio Vital Stefanello realizou a abertura da SIPAT juntamente com os vice-presidentes Elso Scariot e Décio Floss e o Secretário Silvio Borghetti.
A programação contou com palestras ministradas por profissionais de enfermagem e psicologia do SESI de Panambi, com temas sobre saúde mental, assédio, primeiros socorros e cuidados auditivos. Além disso, para as equipes técnicas que atuam à campo, foi promovida a palestra sobre cuidados com a eletricidade e a olimpíada dos eletricistas, leituristas, técnicos de internet e manutenção de usinas. A olimpíada tem como objetivo principal revisar os procedimentos das equipes, que receberam medalhas de acordo com o desenvolvimento da atividade.
Além de adquirir muito conhecimento, os colaboradores da Coprel também participaram da coleta de exames do Programa Bem-Estar Total – BET, que envolve a aferição da pressão arterial, peso, circunferência abdominal e índices de colesterol e triglicerídeos. Os coprelianos que necessitam de atendimento especializado no caso de alterações nos exames, são encaminhados para a equipe de medicina ocupacional da Coprel, com nutricionista e médico do trabalho.
Conforme o presidente da CIPA, Jeferson do Amarante, “o objetivo principal da SIPAT é divulgar, orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho, e também resgatar as orientações de segurança que podem ser esquecidas no dia a dia. Além de toda a programação de palestras, temos também as olimpíadas, que são simulações do dia a dia de trabalho de eletricistas, leituristas, técnicos de telecomunicações e manutenção de usinas. As atividades são avaliadas por técnicos de segurança do trabalho e serve de incentivo para a prática correta e segura dos procedimentos a campo”.
Deixe seu comentário