© Coprel.

logo

06.12.2024

Voltar

Projeto idealizado pela Coprel é selecionado no Edital de Inovação do Sescoop/RS

Compartilhe:

A Coprel foi uma das cinco cooperativas gaúchas contempladas no Edital de Inovação do Sescoop/RS, que visa promover soluções inovadoras no ecossistema cooperativista. A cooperativa receberá apoio financeiro para implementar o "Monitoramento de Contingências de Energia", um projeto que prevê o uso de ciência de dados e previsões climáticas para otimizar a resposta técnica em situações de crise, garantindo a continuidade do fornecimento de energia.

O edital, que recebeu 29 propostas, selecionou projetos que promovem a modernização e a eficiência dentro das cooperativas. Dentre os critérios de seleção estavam o potencial de impacto e inovação das propostas, assim como a possibilidade de intercooperação, um dos pilares do cooperativismo. As iniciativas selecionadas demonstram como as cooperativas podem liderar em inovação, beneficiando seus associados e comunidades.

O projeto da Coprel, "Monitoramento de Contingências de Energia", foi desenvolvido com o objetivo de melhorar a previsibilidade e a resposta a eventos climáticos extremos que afetam o fornecimento de energia. Segundo Jackson Samuar Gabe, orientador da área de inovação da Coprel, o projeto tem como objetivo analisar dados técnicos operacionais em conjunto com previsões climáticas, desenvolvendo um modelo de previsibilidade que poderá impactar diretamente no tempo de atendimento aos cooperantes em situações de clima adverso. “Com essa capacidade preditiva, poderemos alocar equipes de manutenção em pontos estratégicos com base nas previsões, o que melhorará nossos indicadores de continuidade de energia, mas também fortalece nossa capacidade de resposta, beneficiando diretamente nossos cooperantes”, explica Gabe.

Com o projeto aprovado para execução em 2025, a Coprel agora entra na fase de validação de dados e estruturação do cronograma e orçamento. Os trabalhos estão previstos para começar no início do próximo ano, com a expectativa de que os primeiros resultados sejam vistos no segundo semestre de 2025. O projeto contará com a participação de colaboradores da Coprel e parcerias externas para garantir seu sucesso.

Além da Coprel, as cooperativas Cotripal, Unimed Porto Alegre, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo e a CCGL foram contempladas no Edital de Inovação do Sescoop/RS. Cada uma das cooperativas receberá R$ 200 mil para serviços de Consultoria que contemplam o levantamento de necessidades, identificação de soluções e recomendação de ações de melhoria ou, ainda, a implementação ou aplicação de uma solução de melhoria. O investimento total do Sescoop/RS com a iniciativa é de R$ 1 milhão destinados aos projetos vencedores.

A Coprel, ao participar do primeiro edital de inovação desenvolvido para as cooperativas gaúchas, reafirma seu compromisso com a busca da excelência no atendimento aos seus cooperantes e o empenho com o desenvolvimento de soluções sustentáveis, seguras, inovadoras e eficientes para o futuro.  

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.