© Coprel.

logo

02.12.2022

Voltar

Nova subestação de energia beneficiará quase 7 mil famílias da região de Tio Hugo

Compartilhe:

                A Coprel trabalha diariamente para garantir o fornecimento de energia de qualidade aos cooperantes dos 72 municípios da área de atuação, investindo em sistemas e equipamentos de alta tecnologia. Estes investimentos são estratégicos principalmente para o futuro, com objetivo de proporcionar aos cooperantes a segurança e a confiabilidade que os negócios rurais, empresariais e agroindustriais precisam a longo prazo.

                Um desses investimentos é a nova subestação de energia em Tio Hugo, que começou a ser construída em julho deste ano e contempla o maior montante de investimentos projetados para 2022 na área de energia, totalizando R$ 28 milhões. A subestação Tio Hugo proporcionará infraestrutura de energia com segurança, disponibilidade e qualidade para quase 7 mil famílias de Tio Hugo, Victor Graeff, Ibirapuitã, Ernestina, Soledade, Mormaço, Tapera e Lagoa dos Três Cantos.

                Além de distribuir energia para os cooperantes da região de Tio Hugo, a nova subestação também estará conectando a PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Tio Hugo, usina da Coprel, que também está em fase de construção. A energia gerada na usina será injetada na nova subestação.  

                A subestação contará com quatro novos alimentadores e dois transformadores de força, que juntos somam 30MVA de potência e atuam em redundância. Assim, caso seja necessário realizar a manutenção de um dos transformadores, o outro segue operando e potencializando a confiabilidade e a robustez do sistema elétrico da Coprel, como menciona o facilitador da Unidade de Energia da cooperativa, Herton Azzolin: “Esse é o principal investimento da Coprel no ano. A nova subestação irá trazer mais qualidade e confiabilidade ao sistema elétrico da região. Estão sendo instalados dois transformadores de força que possibilitam que o sistema opere com redundância. Em caso de falha ou manutenção em um dos equipamentos, o segundo opera normalmente sem que haja necessidade de desligamentos. A subestação terá capacidade para suprir o crescimento das cargas nos próximos 15 anos, beneficiando toda a cadeia produtiva desses municípios e levando ainda mais conforto aos cooperantes da Coprel nas áreas rural e urbana”. Os dois transformadores de força chegaram na subestação na última semana de novembro.  

                A nova subestação terá disponibilidade de energia necessária para atender grandes cargas industriais e da agroindústria, como aviários, produção de leite e grãos.  A estrutura dará a segurança para que os cooperantes possam investir em seus negócios, pois estão conectados a um sistema tecnológico, robusto e confiável.

                Toda a operação da subestação Tio Hugo será feita diretamente através do Centro de Operações da Coprel, em Ibirubá, 100% telecomandada e com sistemas avançados de automação. A obra está em andamento na fase de construção das obras civis, e a previsão de entrada em operação é para o primeiro semestre de 2023.

Fotos: Matheus Mattos Heusner - Engenheiro Civil Residente 

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.