Com um investimento de R$ 10 milhões, a casa da inovação do norte gaúcho abre suas portas com o objetivo de fomentar novas iniciativas, conexões e a colaboração entre grandes empresas e startups. No dia 12 de dezembro, foi inaugurado o Hub de Inovação do Instituto Aliança, em Passo Fundo. O local abrigava um antigo moinho e foi totalmente reestruturado para sediar eventos, abrigar espaços de coworking, receber startups e fomentar a colaboração entre as empresas participantes do Hub.
O Instituto Aliança é o primeiro do interior do RS a utilizar a estratégia de usar um prédio antigo para a instalação de um Hub de Inovação. O restauro do espaço, além de contribuir para a manutenção e aproveitamento de um patrimônio histórico, exalta a transformação de um símbolo do passado em um espaço para construção do futuro. Um projeto que inspirou a iniciativa é o Instituto Caldeira, em Porto Alegre.
As atividades do Instituto Aliança tiveram início em meio à pandemia, com a criação de um programa de inovação em novembro de 2020. Em pouco tempo sentiu-se a necessidade de ser ter uma entidade independente, proporcionando um espaço físico e digital neutro para que empresas, universidades e poder público possam fomentar o ecossistema de inovação e o desenvolvimento da região norte do RS. Assim, em abril de 2022 o Instituto Aliança passa a dar vida ao projeto e reúne investimentos para a construção do seu hub de inovação. O aporte de investimentos dentre as empresas componentes do Instituto Aliança que participam do Hub é organizado pela Siloinvest e composto por Atitus Educação, Be8, Coprel, Cotrijal, Farmácias São João, JR Materiais de Construção, Metasa, Oniz Distribuidora e Una Construtora.
A inauguração do Hub contou com a presença de líderes das empresas participantes do investimento, imprensa, autoridades e lideranças da região. Participaram também do evento os facilitadores da Coprel Mateus Stefanello, Edson Pedrotti, Luis Fernando Volpato, Herton Azzolin e Marcos Eidt, juntamente com os orientadores Raquel Lazzarotto, Bruna Bohrz, Rodrigo Machado, Gabriel Bathu Paulus, Jackson Samuar Gabe e a colaboradora Eugênia Trevisan.
O Hub Aliança conta com 1,8 mil m² de área, 4 pavimentos, 20 salas, 36 espaços de coworking, 1 auditório, 1 cafeteria, 1 lounge e 20 vagas para estacionamento privativo.
“A inauguração do Hub de Inovação é um divisor de águas para nós. Agora, teremos um local em Passo Fundo onde poderemos reter talentos, desenvolver tecnologias, cocriar com outras empresas que estão participando do Hub, e fomentar cada vez mais a cultura de inovação dentro do nosso ecossistema e dentro da Coprel. Sempre buscando um melhor desenvolvimento, olhando para o futuro da Coprel e, principalmente, fornecendo energia e internet de qualidade e prestando serviços para os nossos cooperantes e clientes da forma mais correta possível”, compartilhou o facilitador Mateus Stefanello.
“Dentro das paredes deste antigo moinho, ecoa um provérbio: ‘águas paradas não movem moinhos’. E nós, da Coprel abraçamos integralmente essa ideia, compreendendo que a estagnação e a ausência de movimento não geram resultados positivos. Por isso está participando, com outras grandes empresas, deste empreendimento não apenas para transformar o espaço, mas também mentalidades e possibilidades. Para a Coprel o Hub Aliança será um local para que ela e outras empresas se ajudem a encontrar respostas para antigos e novos desafios, para reinventarem seus futuros. Um local para a troca de conhecimento e experiências entre as empresas participantes e comunidade, estimulando a criação de sinergias e parcerias estratégicas. Teremos um espaço dinâmico para a cocriação e a realização de eventos voltados para o desenvolvimento tecnológico e econômico. Neste momento em que está por completar os seus 56 anos, a Coprel celebra não apenas a conclusão deste projeto, mas também o início de uma jornada rumo a uma região mais cooperativa, inovadora, criativa e colaborativa”, compartilha o presidente da Coprel Jânio Vital Stefanello.
Deixe seu comentário