05.11.2022
VoltarFamília Vivan expande atividade em Marau com o Energia Forte no Campo
O Programa Energia Forte no Campo tem por objetivo levar redes trifásicas ao meio rural, por meio da intercooperação. Trata-se de uma parceria entre as cooperativas de energia, como a Coprel, governo do estado do Rio Grande do Sul, prefeituras e produtores rurais. O programa iniciou em 2020 e, desde então, já beneficiou mais de 111 famílias com a construção de 77 km de novas redes elétricas.
Somente na área rural de Marau, por exemplo, foram nove projetos contemplados pelo programa na primeira e segunda etapa. São 19 quilômetros de rede que proporcionam mais qualidade e confiabilidade da energia distribuída, e a segurança para os cooperantes investirem nas atividades produtivas.
A família de Osmar Vivan reside em São Braz, interior de Marau, e há mais de 30 anos tem como principal fonte de renda a criação de frangos. Junto da esposa Eleusa e do filho Marcelo, administram dois aviários que tem capacidade de alojar mais de 60 mil aves. O casal tem mais dois filhos: Caroline e Ricardo. A expansão dos aviários teve como fator determinante de decisão, o apoio da Coprel por meio do Energia Forte no Campo, que aumentou a disponibilidade de carga e a confiabilidade com a instalação da rede trifásica.
“A energia pra nós é em primeiro lugar, pois se não tem, os aviários não funcionam. A Coprel nos ajudou e incentivou, assim como os técnicos da BRF. Por isso, vamos pensando pra frente, no futuro. O Marcelo está gostando e sempre pensando em ampliar cada vez mais”, disse Osmar.
“O projeto de rede trifásica ia custar muito caro, e com o programa teve bastante redução o nosso custo. Muita coisa mudou pra nós, desde o custo de manutenção que é bem menor, comparando com a rede bifásica que tinha antes”, destaca Marcelo. A produção de aves no sistema “Dark House”, necessita de energia 100% do tempo, desde a chegada dos pintinhos no aviário com o aquecimento, ventilação, iluminação e alimentação, até a hora da entrega do lote.
Marcelo destaca que decidiu ficar no interior, pois gosta da atividade, além de ser um trabalho bom: “Se não fosse a Coprel, muitos do interior já teriam desistido de ficar aqui. Hoje com a fibra ótica, mandamos dados do lote do aviário diariamente para a empresa, precisamos estar sempre conectados. Além disso, temos que continuar investindo, pois se paramos no tempo, acabamos ficando pra trás”.
O destino final da criação de frangos da família Vivan, assim como de outros produtores de Marau é especialmente a Europa, e segue todos os padrões de qualidade e higiene exigidos.
Ao fornecer energia elétrica e internet de qualidade, a Coprel apoia as famílias no desenvolvimento e crescimento das suas atividades. Atualmente está em andamento a terceira etapa do programa Energia Forte no Campo. São 82 projetos a serem concluídos até o final de 2023, totalizando 303 km de novas redes trifásicas nos municípios de abrangência da Coprel, que atendem direta e indiretamente 1.600 famílias. Neste programa, o governo do estado participa com 20% dos custos do projeto, prefeituras 10%, e produtores e Coprel 70%.
Deixe seu comentário