A criação de suínos é a principal fonte de renda para Ademir e Jairtes Debona, de Ronda Alta. O casal possui na propriedade dois galpões que comportam até 1.000 animais, e estão investindo na construção de mais um que vai dobrar a capacidade, com o auxílio do Programa Energia Forte no Campo.
Para desenvolver a atividade, que consiste na criação de suínos para terminação, a família participa com a infraestrutura e a mão-de-obra, enquanto a empresa fornece os animais, a alimentação, medicamentos e assistência técnica. O casal possui dois filhos, Jeancarlo que trabalha em outro município, e Leonardo que é estudante, mas ambos auxiliam os pais, sempre que possível. Ademir cresceu no meio rural, e desde criança aprendeu com o pai sobre a criação de suínos, que está em constante evolução: “Sempre trabalhamos com suínos e eu gosto disso. Atualmente tive a oportunidade de ampliar, e com a família junto, minha esposa e os filhos, temos o desafio de dar sequência à atividade”, destaca.
A parceria com a Coprel é de longa data, e com o passar dos anos vem investindo e apoiando a família nas melhorias relacionadas à disponibilidade de energia elétrica na propriedade. O mais recente investimento da família é a construção do galpão, que possui um sistema moderno. “Nós estávamos precisando e tivemos que investir na manutenção e abastecimento de água nesse novo galpão. Foi necessário a perfuração de um poço, e vimos a necessidade de uma energia mais forte para facilitar. Nas instalações do galpão, também vamos precisar de mais energia”, disse Ademir.
O Programa Energia Forte envolve o Governo Estadual, prefeituras municipais, Coprel e produtores para levar redes trifásicas ao meio rural, reduzindo os custos aos cooperantes. Neste projeto, foi feita a construção de 1,5 km de rede trifásica até e propriedade de Ademir e do irmão, que trabalha com a produção de leite e irá investir numa irrigação. “A parceria nos deu o impulso e fortaleceu pra gente conseguir alcançar nosso objetivo. Afinal, foi um valor consideravelmente alto, e sem essa participação da Coprel, Governo Estadual e municipal, seria muito difícil e praticamente inviável para nossas condições”, ressalta Ademir.
Com visão detalhista que faz a diferença no trabalho e no resultado final de uma propriedade, Jairtes desempenha várias funções no dia a dia: esposa, mãe, trabalhadora rural e empreendora. De acordo com ela, a parceria com a Coprel é fundamental para o sucesso da propriedade. “Nós conseguimos nos manter aqui com essa força e incentivo. A Coprel tem um elo de ligação com o produtor rural, principalmente o seu associado. Os custos são diferenciados das outras cooperativas, e isso é importante pra nós”, destaca.
Seja na cidade ou no meio rural, as famílias precisam de energia de qualidade, tecnologia e acesso à internet. A Coprel busca sempre estar ao lado dos cooperantes, acreditando nos seus sonhos, e disponibilizando recursos para que possam investir com segurança, gerar renda, ter conforto e permanecer no interior. A família Debona é um destes exemplos, que com muito planejamento e energia forte cresce e evolui junto com a Coprel.
Deixe seu comentário