13.09.2023
VoltarExplorando além das fronteiras: o impacto da Missão Internacional das Cooperativas de Infraestrutura
No mundo cada vez mais interconectado em que vivemos, a busca por conhecimento transcende as fronteiras nacionais. A recente missão à Alemanha (uma iniciativa com a participação do Sistema OCB, Sistema Ocergs, Fecoergs e das cooperativas: Coprel, Ceriluz, Coopernorte, Certel, Certhil, Creluz e Certaja), abriu as portas para um horizonte de oportunidades e aprendizado. Esta experiência transcendeu as fronteiras geográficas e culturais, mostrando como o conhecimento internacional pode fazer a diferença no trabalho diário das cooperativas de infraestrutura.
Na missão técnica à Alemanha participaram 21 dirigentes e gestores de cooperativas do ramo de infraestrutura, no período de 4 a 8 de setembro. A imersão profunda na realidade das cooperativas de infraestrutura em um dos países mais desenvolvidos do mundo. Durante essa jornada, a Coprel esteve representada pelos facilitadores da Coprel Mateus Stefanello e Herton Azzolin, que tiveram a oportunidade de trocar experiências, aprender com as melhores práticas alemãs e entender como as inovações tecnológicas e as políticas de sustentabilidade estão moldando o setor de energia elétrica no cenário global, se aprofundando nos temas como o desenvolvimento da matriz energética europeia e as metas de sustentabilidade da Alemanha; o desenvolvimento do hidrogênio verde; o avanço e as tendências da mobilidade elétrica; a regulamentação de cooperativas e distribuidoras de energia; o relacionamento com os cooperantes, e as inovações necessárias para o crescimento do setor.
Segundo Mateus, um dos aspectos mais valiosos dessa experiência foi a oportunidade de ampliar os horizontes e adquirir uma visão mais ampla do setor. “Ao conhecer as operações e desafios das cooperativas alemãs, tivemos uma compreensão mais profunda de como adaptar e aplicar esses conhecimentos em nosso trabalho diário aqui Brasil. Fomos expostos a soluções inovadoras, métodos de gestão eficazes e abordagens sustentáveis que podem ser implementadas para aprimorar a infraestrutura de energia elétrica local”.
Além disso, a missão internacional fortaleceu os laços de colaboração entre as cooperativas do Rio Grande do Sul e seus pares alemães. Para Herton, a cooperação global não apenas promove o compartilhamento de conhecimento, mas também abre portas para parcerias estratégicas que podem beneficiar ambos os lados. “A interculturalidade enriqueceu a experiência, possibilitando a compreensão de diferentes perspectivas e a criação de redes de contatos internacionais valiosas”.
Com o relato dos colegas que foram na Missão, o presidente da Coprel, Jânio Vital destaca que a viagem reforçou a ideia de que o conhecimento adquirido além das fronteiras pode fazer uma grande diferença no trabalho diário das cooperativas de infraestrutura. “O aprendizado contínuo e a busca por melhores práticas não tem fronteiras, e as lições aprendidas na Alemanha serão aplicadas com sucesso no Rio Grande do Sul. Essa troca de conhecimento é um passo crucial para melhorar a qualidade dos serviços, promover a sustentabilidade e elevar o padrão de excelência em nosso setor”.
Confira principal roteiro da missão:
- Agência Alemã de Cooperação Internacional - GIZ, em Eschborn;
- Central Térmica a Vapor – EnBW, em Rheinhafen;
- Usina hidrelétrica Rheinkraftwerk Iffezheim, em Karlsruhe;
- Federação Regional de Cooperativas - BWGV, em Stuttgart;
- Parque Eólico Goldboden-Winterbach, em Berghulen;
- Comitê de Proteção do Clima, Sustentabilidade e Meio Ambiente, em Waiblingen;
- Concessionária municipal de energia de Waiblingen;
- Cooperativa de Geração e Distribuição de Energia Albwerk, em Geislingen.
Deixe seu comentário