Energia elétrica e internet são recursos essenciais para o desenvolvimento de muitas atividades. Seja na cidade ou no campo, é necessário estar ligado e conectado para investir no crescimento de empresas e indústrias. É assim na Fazenda Santa Lúcia, uma empresa atuante na produção leiteira no município de Tapera/RS que possui o conceito de ser um ecossistema de inovação e sustentabilidade no agronegócio. A Fazenda conta com a energia elétrica e a internet da Coprel para o desenvolvimento das atividades, e mais recentemente migrou para o Mercado Livre de Energia com a gestão da cooperativa.
O ecossistema
A proposta da Fazenda Santa Lúcia é funcionar como economia circular autossuficiente. Este processo inicia com a produção leiteira, onde os animais são mantidos no sistema de confinamento free stall (confinamento com área de repouso individual) e contam com uma ordenha robótica, climatização e demais ferramentas que garantem o conforto dos animais para a produção.
Para inovar e ampliar os negócios da fazenda, os proprietários decidiram investir em uma usina própria para a geração de energia através do biogás, gerado a partir dos dejetos dos bovinos de leite. A energia gerada pela usina termelétrica é injetada na rede elétrica da Coprel e vendida por comercializadores no Mercado Livre de Energia. A usina entrou em operação em julho de 2023 e possui 460kw de potência, com uma geração média mensal de 270 MWh. O biogás produzido é suficiente para abastecer mais de 1.800 casas (considerando o consumo médio de 160 kWh/mês).
Os resíduos gerados se tornam matéria prima para outra atividade na própria fazenda, cumprindo o objetivo de funcionar como economia circular e autossuficiente. É desta forma que é utilizado o digestato, material sólido proveniente do processo de biodigestão, para fertirrigação da lavoura para milho e capim tífton, reduzindo a adubação química e garantindo maior produção para o alimento dos animais.
Evento na Fazenda SL
A Coprel participou de um evento promovido pela empresa, realizado no dia 2 de julho, para apresentar a iniciativa inovadora para uma turma de alunos do ensino fundamental de Tapera. O principal objetivo foi compartilhar quais ações estão sendo desenvolvidas para contribuir com a preservação do meio-ambiente, e qual é a importância da energia para o desenvolvimento sustentável das atividades. A construção da usina, por exemplo, é uma forma inteligente de transformar um resíduo poluente em biogás, gerando energia elétrica.
“Era algo que queríamos muito. Abrir para as escolas, fomentar a educação, mostrar a empresa como um todo. A Coprel é referência em vários aspectos e no meio ambiente também. É muito bacana ter uma parceria que está na mesma sintonia que a empresa”, compartilha a sócia-proprietária da Fazenda, Letícia Borghetti Kuhn.
Energia e internet para desenvolver as atividades
A energia elétrica é o que move muitos processos na fazenda. Além do tambo de leite com ordenha robótica e robô que controla a alimentação dos bovinos de leite, a energia é essencial para garantir o funcionamento da estrutura de motores dos biodigestores. E para estar sempre conectada com todos os processos, a família conta com a conexão da Coprel, como explica a sócia-proprietária.
“Mesmo estando longe, estou na Fazenda 24 horas. Qualquer alarme no robô ou no sistema como um todo, toca no nosso celular. Isso só é possível com a internet. Você está 100% ligado de onde você estiver”.
Deixe seu comentário