02.05.2023
VoltarCoprel possui tecnologia de ponta no monitoramento das áreas de energia, telecom e soluções
Através dos seus serviços, a Coprel atua em diversas frentes para garantir a melhor qualidade de energia, geração e internet para os cooperantes e clientes. Além de todo o trabalho realizado à campo pelas equipes de eletricistas, operação e manutenção de usinas e telecomunicações, existe também todo um monitoramento que permite ainda mais agilidade no atendimento e tomada de decisões mais assertivas.
Esse monitoramento é realizado pelo Centro de Operações da Coprel, uma área estratégica na sede da cooperativa em Ibirubá/RS. Durante 24 horas por dia e sete dias por semana, profissionais qualificados e experientes monitoram remotamente e em tempo real as redes de distribuição, empreendimentos de geração, de internet e de telefonia. Com essa tecnologia, sensores, grandezas elétricas e hidráulicas e equipamentos são operados à distância, reduzindo o deslocamento da equipe e prevendo situações antes mesmo que o cliente identifique.
O monitoramento garante muitos benefícios, tanto para o planejamento das atividades e execução de manutenções, até o atendimento da distribuição de energia para o cooperante. Além da operação de equipamentos telecomandados, religadores, disjuntores, ações de comandos em situações de emergência ou intervenções, o Centro de Operações também acompanha o nível do reservatório das usinas e vazões dos rios, com a ajuda de informações meteorológicas. Assim, são otimizados os recursos hídricos para garantir o máximo de aproveitamento hidrológico.
De acordo com o engenheiro eletricista e orientador, Jackson Samuar Gabe, a equipe consegue analisar e atuar mais rapidamente para atender às demandas através do monitoramento: “Esse processo é muito importante, não só para o Centro de Operações como também para o atendimento ao cooperante e cliente. Com o monitoramento, nós conseguimos analisar, planejar e executar uma ação mais rápida para atender às necessidades e demandas, fazendo o acionamento das nossas equipes de manutenção e muitas vezes normalizando o fornecimento de internet e energia antes do contato do cliente e cooperante. Tudo é muito bem assessorado pela nossa equipe”.
Atualmente, o Centro de Operações conta com 23 operadores com elevado nível de experiência e capacitação, que controlam e operam 4 subestações próprias e uma em construção. Ao todo, a Coprel possui 17 mil quilômetros de redes de energia, 16 usinas próprias e terceiras operadas em 4 estados do Brasil, além de operar 1,9 mil quilômetros de rede de fibra óptica nos 43 municípios de atuação de internet, incluindo 10 datacenters de telecom.
Toda a tecnologia investida e o trabalho realizado por uma equipe técnica qualificada permitem que os processos sejam realizados de forma cautelosa e constante, garantindo qualidade e segurança no serviço.
Deixe seu comentário