18.12.2024
VoltarCoprel investe na segurança energética da região com a construção da PCH Santo Antônio do Jacuí
A Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Santo Antônio do Jacuí é o mais recente empreendimento da Coprel que está sendo construído. Localizada entre os municípios de Victor Graeff e Mormaço, no Rio Grande do Sul, a usina representa mais um passo da cooperativa no compromisso com o desenvolvimento energético da região e na geração de energia limpa e renovável.
Com 5,2 MW (megawatt) de potência instalada, a energia gerada será injetada na Subestação de Tio Hugo, empreendimento próprio da Coprel que abastece mais de 12,5 mil famílias de 8 municípios: Tio Hugo, Victor Graeff, Ibirapuitã, Ernestina, Soledade, Mormaço, Tapera e Lagoa dos Três Cantos.
A construção da PCH Santo Antônio do Jacuí já gera 280 empregos diretos e indiretos, e vai proporcionar uma energia mais robusta e segura para a instalação de empresas e indústrias na região.
Contribuição ambiental
A construção de uma Pequena Central Hidrelétrica envolve diversas ações ambientais, com o objetivo de compensar e preservar o meio ambiente e a área utilizada para a instalação da usina e formação do reservatório. Ao todo, serão desenvolvidos 21 Programas Ambientais, como o programa de recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APPs), com mais de 10 mil mudas que serão plantadas. A PCH conta com 155 hectares de APPs e 47,5 hectares de Áreas de Reposição Florestal Obrigatória (RFO).
O investimento total da obra é de R$ 66 milhões, e a conclusão está prevista para dezembro de 2025.
Deixe seu comentário