© Coprel.

logo

27.02.2023

Voltar

Coprel investe na região de Tio Hugo com a construção de usina hidrelétrica e subestações de energia

Compartilhe:

A Coprel está investindo de forma expressiva na grande região de Tio Hugo-RS, na construção de uma Pequena Central Hidrelétrica e duas subestações de energia. Entre os municípios de Tio Hugo e Ibirapuitã, no Rio Jacuí, a usina com maior potência instalada da Coprel: a PCH Tio Hugo está com 85% das obras concluídas. Com 10,1 MW de potência, a usina representa o maior investimento da cooperativa em geração de energia num empreendimento próprio.

Desde o início da sua construção, em agosto de 2021, a PCH Tio Hugo traz muitos benefícios para a região, como o retorno de impostos e a geração de mais de 250 empregos diretos e 500 indiretos, além do desenvolvimento de programas ambientais que visam o cuidado com o meio ambiente.

No entorno do reservatório, foram adquiridos 156 hectares de áreas de preservação permanente (APPs) e 49 hectares de mata nativa para reposição florestal obrigatória, onde serão plantadas mudas de árvores nativas. A construção da PCH Tio Hugo envolve o cumprimento de várias condicionantes ambientais, junto ao órgão fiscalizador. Desta forma, são desenvolvidos 21 programas ambientais que monitoram a fauna e flora local, com o objetivo de aliar o desenvolvimento social e econômico com a preservação do meio ambiente.

A nova usina da Coprel beneficiará mais de 25 mil famílias com a geração de energia limpa e renovável, que será injetada na nova subestação de seccionamento em Tio Hugo. Para levar a energia gerada pela usina, foram construídos nove quilômetros de linha de distribuição, com tensão de 34.500 volts.

Os investimentos na região envolvem não só a usina, mas também a construção da subestação de seccionamento em 69 kV, onde terão módulos para injeção da potência da PCH em 34,5 kV e uma subestação rebaixadora,  para atendimento  da carga com segurança, disponibilidade e qualidade para quase 7 mil famílias de 8 municípios da região: Tio Hugo, Victor Graeff, Ibirapuitã, Ernestina, Soledade, Mormaço, Tapera e Lagoa dos Três Cantos.

Além de conectar a PCH Tio Hugo ao sistema elétrico, a subestação de energia contará com dois transformadores de força com capacidade para suprir o crescimento de carga da região pelos próximos 15 anos. Outra característica será a operação 100% telecomandada pelo Centro de Operações da Coprel, com sede em Ibirubá.

Com previsão de conclusão das obras para o primeiro semestre de 2023, a PCH Tio Hugo e as subestações de energia são empreendimentos estratégicos que proporcionam um sistema de energia robusto, confiável e de qualidade, desenvolvendo e conectando toda a região de Tio Hugo ao futuro.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.