Duas cooperativas gaúchas foram finalistas do prêmio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), entregue na última semana. A Ceriluz, de Ijuí, e a Cermissões, de Caibaté, foram reconhecidas com terceiro e quarto lugar, respectivamente, entre as cinco melhores empresas do Brasil, dentre as 103 (52 permissionárias e 51 concessionárias). Além delas, as gaúchas Creluz-D, de Pinhal, Coprel, de Ibirubá, Certel Energia, de Teutônia, e Cooperluz, de Santa Rosa, estão, também, entre as dez melhores empresas do país.
Avaliando somente o ranking nacional das cooperativas permissionárias -, Ceriluz, Cermissões, Creluz-D, Coprel, Certel Energia e Cooperluz também estão entre as dez melhores permissionárias do Brasil. Sendo que Ceriluz e Cermissões também ficaram, neste ranking, com o terceiro e quarto lugar, respectivamente.
Outra representação gaúcha destacada é no ranking das dez cooperativas permissionárias, com maior crescimento 2023/2022, do país. A Cooperluz aparece em sétimo lugar, seguida pela Celetro, de Cachoeira do Sul, em nono e a Creral, de Erechim, em décimo lugar.
O presidente da Confederação das Cooperativas de Infraestrutura (Infracoop), Jânio Stefanello, afirmou que o reconhecimento das cooperativas gaúchas é um instrumento de valorização importante do cooperativismo de infraestrutura. “[O prêmio] mostra como as cooperativas conseguem atender de forma ágil, com segurança e qualidade na prestação dos serviços. É muito gratificante receber esse reconhecimento. Sempre digo que a verdadeira qualidade é comprovada nos momentos de intempéries. E, neles, as cooperativas fazem a diferença. Elas ajudam entre si, comunicam melhor e têm mais proximidade com seus associados”, destacou.
A entrega da premiação para as distribuidoras vencedoras foi realizada em março, na sede da Aneel, em Brasília (DF). O prêmio destaca empresas e cooperativas que alcançaram as melhores colocações no Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (Iasc), feito anualmente, desde 2000.
Ao todo, mais de 29 mil pessoas foram ouvidas entre agosto e novembro de 2023, em 625 municípios, pela Qualitest Inteligência em Pesquisa, uma empresa de opinião pública contratada para a aplicação dos questionários. Durante a realização do levantamento, os consumidores questionados puderam manifestar o grau de satisfação em relação à qualidade do fornecimento de energia e dos serviços prestados. Ao todo, 103 distribuidoras tiveram seus desempenhos analisados, entre permissionárias ou concessionárias.
Fonte:https://www.sescooprs.coop.br
Deixe seu comentário