Após um ano repleto de alegria e cooperação nos eventos dos municípios, a Coprel concluiu o cronograma de edições do Programa Social Coprel na Escola em Colorado, no dia 14 de novembro. O evento reuniu 200 alunos e professores do 1º ao 6º ano de toda a rede escolar no Centro Social Esportivo.
Há quase 20 anos, o projeto foi criado com o objetivo de aproximar a cooperativa dos futuros cooperantes e levar o conhecimento sobre a importância da energia elétrica, segurança e economia de energia, além da preservação do meio-ambiente e o cooperativismo. Todo esse aprendizado é transmitido com muita diversão na peça teatral “A Luz e a Escuridão”, apresentada pelo grupo Cara de Pau de Ibirubá, que conta como a energia surgiu e quais os cuidados que devemos ter para garantir a segurança e evitar o desperdício.
Para complementar todo o conhecimento adquirido com as atividades, cada aluno ganha um kit de materiais didáticos com o apoio do Fundo Social do Sescoop/RS. As mochilas personalizadas, caderno com atividades, lápis semente e jogos educativos contribuem para que os ensinamentos continuem após o evento. Além disso, é uma oportunidade para serem trabalhados em sala de aula.
“Fica muito aprendizado para as nossas crianças. É uma oportunidade única, um trabalho maravilhoso que a Coprel desenvolve em todos os municípios da região, trazendo muito conhecimento. A parte lúdica e recreativa é o que mais chama atenção das crianças, e dessa forma a aprendizagem fica mais fácil e divertida”, compartilha a Secretária de Educação de Colorado, Estela Maris de Bortoli Xavier.
Em 2023, a Coprel realizou 14 edições do Coprel na Escola em 11 municípios, com a presença de mais de 3.200 alunos e professores. A cooperativa agradece o apoio do Sescoop/RS para seguir levando conhecimento e contribuindo com a educação cooperativista, e agradece também as secretarias de educação, prefeituras municipais, conselheiros consultivos e todos aqueles que estiveram envolvidos para a realização de todos os eventos nos municípios com muita cooperação.
Deixe seu comentário