© Coprel.

logo

09.11.2022

Voltar

Comunidade escolar de Tio Hugo participa de atividades da Coprel

Compartilhe:

A comunidade escolar de Tio Hugo participou do Coprel na Escola nesta terça-feira, 08 de novembro, no salão Nunca Pensei. As atividades fazem parte do programa de educação ambiental desenvolvido pela Coprel, em conformidade com o Plano Básico Ambiental da Pequena Central Hidrelétrica Tio Hugo, usina que está sendo construída no interior do município, na divisa com Ibirapuitã-RS. Esteve presente o facilitador da Coprel Geração Marcos Eidt, orientador de projetos Marcos Tauchert, engenheiro civil Jeferson dos Santos, biólogo e responsável ambiental da PCH Tio Hugo Luciano Bastos, conselheiro consultivo Valmor Vieira e equipe da Coprel.

O objetivo da atividade, que envolveu 203 alunos e professores do 1º ao 4º ano da rede estadual e municipal de ensino, foi apresentar e explicar o andamento das obras da usina, o funcionamento de uma Pequena Central Hidrelétrica – PCH, e o investimento da cooperativa para toda a região. O intuito foi sensibilizar as crianças para a importância da manutenção do equilíbrio e preservação ambiental na melhoria e qualidade de vida das pessoas, e a importância da energia elétrica e o uso consciente e racional.

A programação contou com a distribuição de materiais didáticos em parceria com o SESCOOP/RS a todos os presentes como: mochila, caderno com atividades, lápis semente, chaveiros da Coprelita e Coprelito, cartilha com atividades educativas ambientais, jogo da memória e ímã de geladeira. Também foi apresentada uma peça teatral com o grupo Ritornelo de Passo Fundo, intitulada: “O sumiço da consciência”. Por meio de histórias, canções e muita ludicidade, a peça propiciou uma reflexão acerca da consciência das pessoas, que parece ter sumido, pois as mesmas não param de destruir, jogar lixo em qualquer lugar, destruir florestas, rios, atitudes prejudiciais ao meio ambiente. O teatro fez com que as crianças se tornassem agentes diretos na ação de desvendar onde está a consciência das pessoas.

Ao final do evento, foram sorteados Coprelitos de pelúcia e disponibilizado um lanche. Além disso, cada participante levou para casa uma muda de árvore para mudar e cuidar. As sementes que deram origem à essas mudas, foram coletadas nas áreas influenciadas pela implantação da PCH Tio Hugo.

 

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.