Equipes de eletricistas de quatro cooperativas de energia se reuniram nesta semana na Coprel para uma formação em equipamentos básicos da rede elétrica. Os participantes vieram da Cerfox, Creluz, Ceriluz, e a anfitriã, Coprel. Foram 15 profissionais participantes, reunidos entre os dias 20 e 24 de junho. O curso foi promovido pela Fecoergs - Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul.
Durante os encontros, foram discutidos assuntos primordiais para o serviço dos eletricistas. Entre eles, instalação, substituição e operação de equipamentos básicos, como chaves, transformadores, religadores automáticos e telecomandados e reguladores de tensão. Também foram abordados aspectos relacionados a segurança na execução da atividade.
As lições ficaram a cargo do técnico em Eletrotécnica Alexandre Coutinho, do SENAI. Ele reforça que os eletricistas participantes atuam diretamente na rede. Também aponta que a integração fortalece o trabalho dos profissionais. Afinal, não é apenas entre cooperativas, mas também entre graus de experiência, já que participaram eletricistas mais veteranos e mais novatos. “É um momento ótimo para trocar ideias, compartilhar experiências, conversar sobre o dia a dia em campo”, afirma.
Segundo o eletricista da Coprel, Gustavo Freitas Barcelos, a troca de experiências é um dos pontos principais da atividade. Na integração, os profissionais podem compartilhar suas vivências, engrandecendo o trabalho de todos.
A opinião é compartilhada pelos eletricistas Delmir Luiz Tomazi, da Cerfox, e Bruno Toriani Padilha, da Ceriluz. Eles acrescentam ainda que os detalhes fazem toda a diferença. Então conhecer como cada um olha pra esses detalhes é muito positivo. Para os três profissionais, questões relacionadas à segurança, EPIs, com prevenção de risco e acidentes, ficam em primeiro lugar.
O evento também simboliza a integração estadual das cooperativas de infraestrutura, já que cada uma representa uma região diferente: a Cerfox situada em Fontoura Xavier; a Creluz, com sede Pinhal; a Ceriluz, situada em Ijui; e a Coprel, sediada em Ibirubá. Ao todo, as quatro cooperativas atendem 111 mil associados em 167 municípios.
Deixe seu comentário