No dia 25 de julho de 2023, a ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, definiu o reajuste das tarifas de energia da Coprel Cooperativa de Energia, a partir da Resolução Homologatória nº 3.233/2023. O reajuste médio a ser percebido pelos cooperantes ficará em 1,25%. Para o grupo B, formando pelos cooperantes residenciais e rurais, o reajuste será de 6,19%, sendo que para a classe Residencial (subgrupo B1) o reajuste médio será de 1,38%. Já para as indústrias e grandes consumidores do Grupo A haverá uma redução na tarifa e o reajuste médio será de -3,91%.
Um dos fatores que influenciaram no reajuste médio do grupo B, foi a perda da última parcela dos descontos tarifários da classe Rural, estabelecida pelo Decreto Presidencial 9.642 de 27 dezembro de 2018.
Esse reajuste é aplicado na energia consumida a partir do dia 30 de julho, e será totalmente percebido pelos cooperantes nas faturas com vencimento a partir de setembro/23.
O reajuste anual das tarifas de energia das cooperativas e concessionárias de todo o Brasil é determinado pela ANEEL, considerando, entre outros fatores, o preço da energia comprada, os custos dos encargos setoriais – principalmente a CDE, as tarifas de transmissão e o mercado atendido pela cooperativa. Este reajuste tarifário é anual, e no caso da Coprel, o anúncio da ANEEL é feito sempre no mês de julho.
Deixe seu comentário