© Coprel.

logo

18.10.2024

Voltar

Agroindústria de nozes investe na produção com energia trifásica e internet da Coprel

Compartilhe:

Quando ouvimos falar em tecnologia, crescimento e oportunidades, o que nos vêm à mente são as grandes cidades e empresas de grande porte. No entanto, quando observamos muitas regiões e localidades no interior dos municípios, essas palavras ganham um novo significado ao ver que muitas famílias e empresas podem se desenvolver e investir no meio rural. Esse é o avanço proporcionado pela infraestrutura de energia e internet, e também é a missão da Coprel desde o início da sua história.

Um exemplo disso é a agroindústria Pecan da Estância, que trabalha com a produção de nozes pecã saborizadas no interior de Colorado, na localidade Estância Vista Alegre. Emerson Lava, proprietário, trabalha desde 2017 no ramo, e além da preparação das nozes também investe no plantio.

“Pesquisamos quais eram as alternativas para uma pequena propriedade e chegamos nas nozes. Em 2017 decidimos fazer o primeiro plantio de 100 mudas. Em 2018 plantamos mais 150 mudas e 2019 plantamos 219 mudas, implementando os 4 hectares na nossa propriedade. É uma cultura que está em expansão no Brasil, que tem a produção de aproximadamente 10 mil hectares. O Rio Grande do Sul é o maior produtor, com 7 mil hectares”, compartilha Emerson.

A nogueira pecã é a árvore que produz as nozes e exige alguns cuidados especiais, como irrigação regular e adubação. A produção de nozes pecã pode levar de 7 a 10 anos para que a árvore comece a frutificar e produzir nozes em quantidade comercial. O tempo de produção pode variar de 3 a 6 anos.

A agroindústria conta com a energia elétrica e a internet fibra óptica da Coprel para desenvolver a atividade. Recentemente, Emerson realizou o aumento de carga com energia trifásica para instalar uma máquina que otimiza processos que eram manuais.

“Para nós a Coprel é um fator fundamental. Iniciamos com energia monofásica, depois passamos para bifásica e hoje chegamos na trifásica pela compra da máquina e o pleno crescimento que tivemos. Com a compra da máquina conseguimos atender mais clientes, participar mais de feiras e os processos ficaram mais rápidos. Com o processo mais manual, fazíamos cerca de 200 kg de nozes no mês. Agora, passamos para mais de 500 kg”, destaca Emerson. Até que as nozes sejam separadas, descascadas, saborizadas e embaladas, a energia é um recurso essencial. Mas, a partir disso, a internet possibilita que a região e o Estado conheçam a agroindústria. “Com a internet via fibra podemos divulgar melhor nosso produto e alavancamos nossa marca, com a venda de produtos e também a presença nas redes sociais”.

Além de todo o investimento e estudo, o que move a agroindústria é o amor pelo trabalho e a realização de um sonho: permanecer no meio rural e construir um futuro para a família. Durante a produção da reportagem, o cooperante Emerson apresentou para a equipe da Coprel sua esposa e a filha de 1 ano, e mencionou como vê o futuro da propriedade com o envolvimento da família.  

“Eu vejo o futuro da nossa família aqui. Temos a Milena que tem 1 ano agora e gostaria que ela continuasse. Procuramos fazer o melhor pelos nossos filhos, então estou pensando nela, que ela consiga ficar na pequena propriedade”, finaliza o produtor.

A Coprel está ao lado das famílias rurais, agroindústrias e empresas, para levar inovação e oportunidades com energia e conexão.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.