16.12.2023
VoltarAdeus copreliano Nelson Soares da Silva
Hoje a Coprel se despede de uma personalidade que participou da história da cooperativa desde a primeira rede de energia construída: Nelson Soares da Silva, colaborador Copreliano por quase 50 anos, faleceu na manhã deste sábado (16/12) em Ibirubá, aos 83 anos.
“Seu Nelson” ou “Tio Nelson”, como era chamado pelos colegas, era um grande apaixonado pela Coprel, defensor da eletrificação rural e de todo o trabalho desenvolvido pela cooperativa. Foi um colaborador exemplar, responsável e determinado em todas as suas atividades. Iniciou como construtor de redes elétricas no período em que a Coprel foi fundada, em 1968, em uma época que todo o trabalho era feito de forma braçal. Sua habilidade de comunicação, cuidado técnico e capacidade de trabalhar em equipe o levou a funções de liderança, e ao longo dos anos foi sendo responsável pelo trabalho de centenas de colaboradores de construção de redes.
Apaixonado pelo seu trabalho, mesmo com direito à aposentadoria, Seu Nelson não conseguia imaginar sua vida longe da Coprel. Foi assumindo diferentes funções na cooperativa ao longo dos anos, a mais recente, junto ao setor de Comunicação, era responsável pela organização de reuniões nos municípios, assembleias e iniciativas como o Coprel na Escola. Por muitos anos também auxiliou a equipe de comunicação e marketing na elaboração de pautas e organização de entrevistas com cooperantes.
O amor de Seu Nelson pela Coprel era evidenciado na forma com que ele falava da cooperativa. Admirava cada rede construída, falando de todo o cuidado necessário para que a rede ficasse corretamente construída. Relatava com muita emoção o sentimento de ver a energia chegando para cada família no interior. Alegria essa que se repetiu por milhares de vezes, cada vez que uma rede elétrica era concluída para mais uma propriedade, em dezenas de municípios. Mesmo nos últimos anos de trabalho, Nelson dispensava tecnologias como GPS para se locomover pelo interior dos mais de 70 municípios da área de atuação da Coprel. Conhecia centenas de famílias pelo sobrenome e sabia de muitas histórias da chegada da energia em cada localidade.
Seu Nelson era admirado e muito querido pela direção e conselheiros da cooperativa. Foi citado pelo ex-presidente Olavo Stefanello em seus livros, reconhecido pela sua dedicação e comprometimento. Sua dedicação incansável à cooperativa, sua defesa apaixonada da direção, colegas e amigos, deixaram uma marca forte na história da Coprel.
A família Copreliana lamenta a perda do amigo e para sempre colega Nelson Soares da Silva, que esteve ligado como colaborador na Coprel até o ano de 2017. Seu legado permanece vivo em cada nova conquista da Coprel e na luz que ele ajudou a levar para tantos lares no interior. Descanse em paz, Nelson, você viverá eternamente em nossa memória. Gratidão por tudo que nos ensinou, e pela forma com que despertou em muitos corações o espírito Copreliano de amor pelo cooperativismo e pela Coprel.
Deixe seu comentário