© Coprel.

logo

04.06.2024

Voltar

Adeus à Orvalino Ventura da Silva, o Pereirinha

Compartilhe:

Hoje, dia 04 de junho, o céu brilha também com a luz de Orvalino Ventura da Silva, conhecido por todos como Pereirinha.

Foram muitas histórias, muitos caminhos percorridos, muitas casas ligadas à energia da Coprel por meio do trabalho de Pereirinha e sua equipe. Seu Pereira era muito conhecido na comunidade Ibirubense e também pelos cooperantes da região por ser uma pessoa muito querida, de honestidade marcante. Adepto aos tratamentos naturais e alternativos, sempre tinha um chá ou erva medicinal para indicar em caso de alguma enfermidade.

Para os colegas da Coprel e da Amisa, o Pererinha será sempre lembrado como amigo e colega. Por quase 60 anos, Pereira trabalhou na Coprel. Até poucos meses atrás, ainda estava firme e forte trabalhando na cooperativa como terceirizado, prestando serviços de entrega de correspondências e malotes. Sempre tinha uma receita para passar, um causo para contar, uma lembrança dos tempos idos para remembrar. Pereirinha tem muitas histórias contadas nos livros de Olavo Stefanello, pois foi seu motorista na época em que Stefanello foi prefeito e depois, continuou com Olavo na lida Copreliana. Na condição de colaborador de extrema confiança de Olavo, o acompanhava e até o representava em compromissos junto ao governo estadual, em reuniões com lideranças e nos mais diversos compromissos institucionais em que era requisitado.

Orvalino Ventura da Silva é natural de Tapera, da localidade de Bela Vista, atualmente pertencente a Selbach. Nascido em 10 de dezembro de 1941, foi adotado pelo casal Jurema Born e Eduardo Pereira da Silva – de onde advém o apelido de “Pereira” e “Pereirinha”. Foi motorista da Prefeitura Municipal de Ibirubá nas gestões dos prefeitos Edmundo Roewer e Olavo Stefanello. Quando Stefanello assumiu a presidência da Coprel, Pereirinha o acompanhou junto a cooperativa, onde permaneceu trabalhando até adoecer. Além de motorista do presidente, também exerceu funções de trabalho e liderança na construção de redes elétricas.

Na despedida de Pereirinha, a família Copreliana lamenta a perda de um homem que, com seu jeito humilde e coração generoso, iluminou a vida de muitos, não apenas com a luz elétrica que ajudou a levar a tantas casas, mas com a luz de sua presença, suas palavras e seu exemplo. Pereirinha foi mais que um trabalhador dedicado; foi um amigo, um copreliano de alma e coração, um contador de histórias que fez muitos rirem e refletirem.

Que sua memória seja sempre lembrada com carinho e respeito. Aos familiares e amigos, a Coprel manifesta os mais profundos sentimentos e condolências. Que encontrem conforto nas lembranças e nas histórias que ele deixou, e que a luz que ele trouxe para nossas vidas continue a brilhar em nossos corações.

Descanse em paz, Pereirinha. Sua jornada aqui na Terra pode ter chegado ao fim, mas sua luz brilhará eternamente no céu, junto com seu Olavo, com o Nelson Soares da Silva e tantos outros Coprelianos que contribuíram para iluminar e desenvolver a região; e sua lembrança seguirá acesa na memória de todos que tiveram a alegria de lhe conhecer.

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.